Escritores cerqueirenses levam oficinas de literatura para índios do Xingu

Escritores cerqueirenses levam oficinas de literatura para índios do Xingu

legenda: A previsão para finalizar os serviços editoriais e gráficos é no início de 2023

Fonte da Foto: Arquivo Pessoal

Ismael Tavernaro Filho e Rhozemyr Manfreddine são os idealizadores do projeto Dando Asas à Imaginação, que foi criado para transformar jovens e crianças em autores das suas próprias obras.

Inicialmente as oficinas de produção criativa eram ministradas em casas de abrigo e comunidades carentes, depois de verificarem o resultado positivo e construtivo dessa ideia, os autores expandiram para outros locais, como: escolas municipais, ONGs e aldeias indígenas.

Em novembro de 2021 as oficinas de literatura chegaram no Amazonas através da lei Aldir Blanc e da iniciativa privada. A culminância do projeto foi o lançamento do livro MARÃDUWA TUPANAWARA - CONTOS SAGRADOS, obra bilíngue (Português e Nheengatu), que ocorreu no meio da floresta, onde reuniu duas etnias: Muras e Maraguás.

O mesmo projeto foi direcionado para as aldeias no Território Indígena do Xingu. Os escritores fizeram um financiamento coletivo tentando viabilizar sua ida até o local, porém, não conseguiram levantar fundos suficiente para realizar a empreitada. Sem perder a esperança e com muita determinação, os dois saíram de Cerqueira César, interior do estado de São Paulo rumo ao Mato Grosso, pedido carona e vendendo livros na estrada para custear suas despesas.

Após 7 dias de viagem conseguiram chegar em Canarana/MT, última cidade antes de entrar na reserva Nacional do Xingu. Lá apresentaram o projeto para a prefeitura da cidade, onde foi aceito de imediato pelo representante, vereador B.A Dourado.

O livro ainda está em processo de produção, e devido as dificuldades na interpretação/tradução da língua Karib, a obra será do gênero infantil, uma história de aventura para colorir. A previsão para finalizar os serviços editoriais e gráficos é no início de 2023, e já está garantida a venda de um lote para o município de Canarana. Os exemplares serão distribuídos para a rede municipal de ensino e também para a comunidade indigena. O título será comercializado no site da Filos editora e os direitos autorais de todo exemplar vendido pela plataforma serão repassados para a comunidade dos Kalapalos.

Da Assessoria

Compartilhar:
Veja Também