Dr. Hidalgo requer informações sobre prevenção à febre maculosa em Avaré

Dr. Hidalgo requer informações sobre prevenção à febre maculosa em Avaré

legenda: Vereador quer saber quais as providências que o município tem tomado com relação à eventual proliferação da doença

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

Preocupado com o surgimento de casos de febre maculosa no interior do estado, que inclusive levaram a morte de pelo menos quatro pessoas, o vereador Hidalgo André de Freitas (PSD) apresentou requerimento na sessão de segunda-feira, 19, questionando a municipalidade sobre medidas de prevenção.

Em sua propositura, Dr. Hidalgo cita os casos de febre maculosa que surgiram depois de uma festa ocorrida numa chácara na cidade de Campinas, no dia 27 de maio, que até então provocaram a morte de quatro pessoas, sem contar os inúmeros casos suspeitos que têm aparecido diariamente.

“Estamos no período de inverno, com o clima seco, é o de maior incidência de carrapatos (transmissor da doença). Por isso, o cuidado deve ser redobrado para aqueles que entram em contato com áreas de mata e até jardins, com a probabilidade de existência do artrópode. O cuidado com os animais domésticos também precisa ser intensificado, já que podem ser hospedeiros dos carrapatos. Quando contaminados com a bactéria Rickettsia rickettsii, transmitem a febre maculosa e podem levar à morte em caso de não identificação precoce”, frisa Dr. Hidalgo.

O requerimento do vereador, que foi aprovado por unanimidade, questiona a Secretaria Municipal da Saúde sobre quais ações o município está fazendo para prevenir a população sobre a febre maculosa, que tipo de orientação e divulgação está ocorrendo e se existem placas informativas instaladas em locais de riscos de contaminação, principalmente as margens de rio e locais com capivaras.

Depois de aprovado, o requerimento seguiu essa semana ao Executivo que tem prazo regimental de 15 dias para responder ao parlamento.

DA ASSESSORIA

Compartilhar:
Veja Também