Dom Maurício recomenda que paróquias sigam com celebrações remotas

Dom Maurício recomenda que paróquias sigam com celebrações remotas

legenda: Dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu: “é preciso reconhecer, a gravidade extrema da evolução da pandemia da Covid-19”

Fonte da Foto: Arquivo pessoal

Dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu, manteve a recomendação para que as paróquias da região mantenham suspensas as celebrações presenciais. O comunicado, distribuído pelas redes sociais na segunda-feira, 5, ocorreu após anúncio da permissão de missas e cultos de forma presencial, conforme decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques.

“Constatando, é preciso reconhecer, a gravidade extrema da evolução da pandemia da Covid-19, com suas novas variantes, com a falta de leitos nos hospitais, e de modo particular, UTIs, a falta de insumos e medicamentos para intubação e até mesmo de profissionais da saúde especializados, infelizmente não vejo a segurança mínima para retomar as celebrações presenciais em nossas paróquias e igrejas!”, justificou o arcebispo.

“Portanto – determinou o líder dos católicos da região – a suspensão das celebrações presenciais na Arquidiocese de Botucatu permanece até um novo comunicado”.

Dom Maurício exortou em seu comunicado “a todos, párocos e fiéis, a seguirem religiosamente todas as medidas de prevenção já tão recomendadas pelas autoridades sanitárias e tão conhecidas de todos”.

“Todos somos chamados – concluiu o arcebispo – a assumir, com profundo amor à vida e grande responsabilidade, um comportamento pessoal e eclesial que evite ao máximo a disseminação da Covid-19 e o surgimento de novas e mais letais variantes”.

Esta é a segunda vez na pandemia que os fiéis são chamados a participar de celebrações on line. Em 2020, entre os meses de março e setembro os templos ficaram totalmente fechados por determinação das autoridades sanitárias.

PERDAS – Dois sacerdotes e três religiosas que atuam na Arquidiocese de Botucatu morreram em fevereiro devido a complicações do novo coronavírus, dentre os quais o padre Sebastião dos Santos, que era pároco do Santuário Nossa Senhora das Dores.

Nas últimas semanas mais três religiosos testaram positivo e um deles, padre Laudo Corrêa, está internado no Hospital da Unimed de Botucatu, mas felizmente se recupera bem e deve ter alta nos próximos dias.

Em sua mais recente mensagem pelo twitter, na manhã do dia 6, na chamada oitava da páscoa, o papa Francisco tratou do assunto de maneira confiante: “Nestes meses sombrios de pandemia, ouçamos o Senhor ressuscitado que nos convida a recomeçar, a nunca perder a esperança”. (Colaborou Gesiel Júnior)

Compartilhar:
Veja Também