Dois grandes nomes expoentes da Fampop lançarão primeiro disco juntos

Dois grandes nomes expoentes da Fampop lançarão primeiro disco juntos

legenda: Chico César e Zeca Baleiro arquitetam álbum com músicas de suas autorias, parceria intensificada em 2020

Fonte da Foto: Arquivo

Dois dos grandes expoentes da Feira Avareense da Música Popular (FAMPOP), Chico César e Zeca Baleiro, estão arquitetando lançar um álbum com músicas de suas parcerias.

Enquanto Chico César aguardava a reabertura dos palcos para estrear a turnê de show inédito idealizado ao lado de Geraldo Azevedo, previsto para ter estreado no primeiro semestre de 2020, o artista paraibano continuou compondo no isolamento social e reforçando a conexão com o colega maranhense Zeca Baleiro.

Apresentada na segunda metade dos anos 1990, com músicas como Pajelança (1995, feita com a adesão de Tata Fernandes), Pedra de Responsa (1996), Mandela (1996), Face (1998, com a assinatura adicional de Itamar Assumpção) e Soul (1998), a parceria de Chico César com Zeca Baleiro foi intensificada ao longo de 2020 e gerou nos artistas a ideia de gravar álbum em dupla com as músicas da obra conjunta.

Para matar a curiosidade dos fãs, os artistas lançaram antecipadamente na quinta-feira, 20/05, os singles “Lovers” e “Respira”, em todas as plataformas digitais.

Chico César conquistou o 3º lugar e prêmio de melhor letra com “Beradero”, na FAMPOP de 1991. “Foi nessa apresentação do festival que Edmar Pereira, jornalista do Jornal da Tarde (e jurado) conheceu Chico, o que o levou a escrever uma matéria no jornal, em seu retorno a São Paulo, falando daquele que já profetizava como ‘melhor artista de sua geração’. Foi a primeira vez que alguém da chamada ‘grande imprensa’ abriu espaço para o grande Chico César. ‘Beradero’, uma das mais importantes da música brasileira dos últimos 30 anos, foi gravada por Elba Ramalho, Zizi Possi, Monica Salmaso, dentre outros. Fiz uma releitura dela no meu disco ‘Canções de primeira – volume 2’, só na base de piano e voz”, destacou o músico avareense Juca Novaes, que produziu o festival por mais de 20 anos. Em 1992, Chico voltou ao festival com a canção “Dança”, conquistando o segundo lugar.

Zeca Baleiro teve duas participações na FAMPOP, em 1995 com “Belzebu de Saias” e, em 1997, com “Dindinha”, interpretada pela cantora Ceumar. Juca Novaes também regravou “Dindinha”, no disco “Canções de Primeira – Volume 1”. Baleiro não chegou a ser premiado no festival, mas suas participações foram muito importantes para revelá-lo para o cenário nacional da música popular brasileira.

Tanto Chico César quanto Zeca Baleiro voltaram ao palco do festival avareense já como artistas consagrados e fizeram shows nas eliminatórias nacionais.

FONTE: JORNAL A COMARCA

Compartilhar:
Veja Também