Distrito de Barra Grande será o próximo destino do Castramóvel Municipal

Distrito de Barra Grande será o próximo destino do Castramóvel Municipal

legenda: A intenção da iniciativa é dar suporte aos moradores sem condições de transporte de seus animais para atendimento na cidade

Fonte da Foto: Secom

Aconteceu nesta semana nos dias 22 e 23 o início das atividades do Castramóvel Municipal. O veículo, adquirido recentemente pela Prefeitura de Avaré, é uma unidade móvel equipada para realizar cirurgias de castração em animais, com especial foco em machos, e assim, evitar a proliferação indiscriminada de cães e gatos pelas ruas da cidade.

As atividades experimentais do Castramóvel aconteceram no pátio de escola municipal Maria Nazareth Abs Pimentel, no Bairro do Camargo. Foram agendadas cirurgias em 20 animais nesta primeira etapa; este número deve ser ampliado em um segundo momento. “Este é um projeto piloto, ainda estamos aprendendo a utilizar os equipamentos do Castramóvel. Com certeza, o número de castrações será ampliado rapidamente”, disse a veterinária da prefeitura Adriana Ferraz.

“O Castramóvel irá atende os moradores de cada bairro em que ele passar. Será feito, sempre, um pré-cadastro junto à Secretaria de Agricultura, em datas anteriores à realização da campanha. Existem algumas regras a serem seguidas: os animais devem estar em jejum para serem operados, como forma de diminuir os riscos nas cirurgias, além de ele estar em boas condições de saúde, algo que avaliamos no momento da castração, e ter, no máximo, seis anos de idade”, decretou a veterinária.

Já o secretário de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Vilas Boas destacou que o roteiro do veículo para os próximos meses está em fase de elaboração. “As duas primeiras áreas pensadas são conhecidas pela demanda de castrações; no entanto, o roteiro definitivo abrangerá toda a cidade, todo o bairro, de forma rotativa”, destacou ele.

A próxima parada será no Distrito da Barra Grande, em data ainda a ser fixada. “Estimamos que isso aconteça na primeira quinzena do próximo mês”, frisou.  “A ideia é que o atendimento do Castramóvel seja ampliado, já em seus primeiros meses, para dois bairros por mês. Tudo dependerá da demanda observada”, disse.

As intervenções realizadas na unidade são bancadas pelo Município. “Conseguimos uma verba de aproximadamente R$50 mil, por meio da Saúde, para aquisição de medicamentos de utilização da clínica veterinária da Prefeitura e, também, para o Castramóvel. Devido a isso, posso dizer que as nossas necessidades, nessa área, estão supridas”, disse Vilas Boas em referência a este primeiro momento do projeto; já para as etapas seguintes, as necessidades serão supridas com recursos próprios e, também, doações.

No entanto, o secretário destacou que o atendimento principal de castração continua sendo na Clínica Municipal, localizada em posto no bairro Paraíso. “Lá são feitos atendimentos clínicos e cirúrgicos gratuitamente para cães e gatos, independentemente do sexo”, destacou Ronaldo, lembrando que o principal intuito do Castramóvel é atender pessoas que não conseguem chegar até a clínica com seus animais.

A estimativa é que a Clínica Veterinária da Prefeitura tenha castrado, em 2021, mais de três mil animais. “É um número muito alto. O trabalho realizado pelas veterinárias Adriana Ferraz e Adriana Borin, assim como Renato Villen, que nos auxilia, é exemplar, visto em poucas cidades de nossa região. Estamos tentando, desta forma, cumprir nossa responsabilidade junto aos animais da nossa cidade”, frisou o secretário avareense.

O agendamento para participar do programa tem que ser feito de forma presencial devido à necessidade de apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência. Informações pelo telefone 3711-257, de segunda a sexta, durante horário comercial.

Com informações do Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também