Desfile Cívico marca as comemorações dos 143 anos de Itaí

Desfile Cívico marca as comemorações dos 143 anos de Itaí

legenda: Alunos prestam homenagem para a cidade aniversariante

Fonte da Foto: Prefeitura de Itaí

Centenas de Itaienses compareceram na Praça da Bandeira, nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, para assistirem ao tradicional desfile cívico em comemoração aos 143 anos de emancipação política de Itaí. 
 

As comemorações começaram com o ato cívico na Praça da Bandeira, seguido pelas apresentações da Orquestra de Flauta Doce do município e da Banda Municipal, ambos regidos pela maestrina Michele de Oliveira. Na sequência o “Espaço Musical Silvia Helen”, que ensina crianças a partir de 5 anos, também prestou sua homenagem.


O Tiro de Guerra de Avaré, com sua marcha, deu início ao desfile seguido pelas viaturas da Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU.
 

Logo após, as Crianças do Projeto Integrar, emocionaram os presentes com o desfile que pedia pela paz e o Centro de Convivência do Jovem homenageou Itaí com a “Dança de Rua”, seguido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Grupo do Idoso Idade Feliz.
 

A Secretaria Municipal da Saúde foi representada pela Oficina Terapêutica Oásis e pela UBS Dr. Durval Garcia, ESF Jardim Monte Alto, ESF Capitão Cesário e ESF Jardim Brasil com os temas: Agosto Dourado (incentivo a amamentação), Setembro Amarelo (Valorização da Vida), Outubro Rosa (Combate ao Câncer de Mama) e Novembro Azul (Combate ao Câncer de Próstata) 
 

A Creche-Escola Pró Infância “Elisa Yoshie Takeda Toyonaga” fez uma apresentação inspirada no musical infantil “Os Saltimbancos”, em que narra a aventura de quatro bichos, que fogem de seus donos por se sentirem explorados. Os quatro animais se tornam amigos e vão em busca de sucesso como músicos dançarinos na cidade.
 

A Escola Creche “Prof.ª Elza Maria de Melo” trouxe o tema do circo para homenagear Itaí, com a apresentação da música a Valsa da Bailarina. A EMEI Prof.ª Maria Araújo Pinheiro fez uma releitura da música “Vida Boa”, enfatizando o que Itaí tem de melhor: Uma cidade querida, hospitaleira, cheia de riquezas e com a tranquilidade que todo cidadão necessita. O desfile contou um pouco da formação da cidade, desde antes de sua colonização até os dias atuais.
 

O Serviço de Convivência “Espaço Amigo” homenageou a Itaiense Anésia Pinheiro Machado, primeira mulher a conseguir o brevê de Aviadora do Brasil. E na sequência o Centro Educacional Infantil – Monteiro Lobato teve como tema em seu desfile os contos de fadas da Disney, por acreditarem na interação com as histórias a criança desperta emoções como se vivenciasse estes sentimentos.
 

A EMEF Prof. Antônio de Freitas Filho destacou as formas lúdicas de alfabetização, os jogos e atividades ao lado de outras situações didáticas, são recursos valioso e motivadores para que, de forma autônoma, os alunos possam exercer práticas letradas.
 

A EMEF Profª Elza Ap. Cagliari Rolim trouxe para o desfile o clássico “Alice no País das Maravilhas”, livro que conta como uma menina chamada Alice encontra um universo fantástico ao cair em uma toca de coelho, encontra-se com seres imaginários e vive experiências emocionantes.
 

Outro clássico da Disney, “A Bela e a Fera” foi o tema da EMEF Profª Lúcia de Moraes Camargo Rocha, em que narra a história de uma garota que se apaixona pela Fera e com esse amor quebra o feitiço que o havia transformado e ele volta a ser um príncipe.
 

Os alunos do Programa Mais Educação também homenagearam Itaí com a Valsa da Bailarina. E na sequência a EMEI Angelina Maria de Almeida Tannus foi a última escola municipal a desfilar com o tema sobre a importância da amizade e a apresentação da música "É tão Lindo".
 

Uma das bandas convidadas a participar do desfile foi a Banda Marcial Bicentenária de Itapeva, que levantou o público com sua apresentação impecável.
 

O Departamento de Esportes apresentou as modalidades esportivas de Itaí: natação, vôlei de praia, voleibol, basquetebol, futebol, FUTSAL, ciclismo Muay Thay, Judô e Karatê, assim como os medalhistas dos Jogos Regionais, Campeões Brasileiros e Mundiais. Na sequência a Equipe de Mountain Bike Itaí também prestou sua homenagem a Itaí.
 

O Departamento de Agricultura e o Serviço de Alimentação e Nutrição apresentaram os produtos agrícolas da AGRIFAI – Agricultura Familiar que são destinados a merenda escolar. Na sequência outra fanfarra convidada, do Colégio Positivo de Piratininga homenageou Itaí pelo seu aniversário.
 

O Grupo de Balé Morés e o Grupo de Capoeira também prestaram homenagem a Itaí, além dos moto clubes ‘Prego’ e ‘Canalhas’ e dos Carros Antigos – Amigos do Rolê e dos Tropeiros. Encerrando o desfile, a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores ao público.
 

Presente – Em todo aniversário há sempre um presente, e com o município de Itaí não foi diferente, João Cury – Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), veio representando o governador Geraldo Alckmin prestigiar o evento e trouxe consigo a liberação de recursos para a reforma da Escola Estadual João Michelin, que já está licitado e foi assinado a autorização para o início da obra.

 

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também