Descaso do governo estadual pode encerrar Projeto Guri em Avaré

Descaso do governo estadual pode encerrar Projeto Guri em Avaré

legenda: Corte de R$ 148 milhões poderá fechar 150 polos do Projeto Guri em todo o Estado

Fonte da Foto: Youtube

Segundo informações da Rede Guma, alguns Projetos Culturais mantidos com recursos estaduais na Região, inclusive em Avaré, poderão ser atingidos pelos cortes de verba proposto pelo Governo do Estado de SP. A Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura estima que museus, bibliotecas e centros culturais de São Paulo podem ser fechados ou ter suas atividades reduzidas por conta do contingenciamento de R$ 148 milhões anunciado pelo governo estadual.

Estudos preliminares feitos pelas OSs apontam  a extinção de corpos orquestrais e de dança e o encerramento de mais de 150 polos do Projeto Guri. Mais de 60 mil alunos de instituições culturais poderiam ficar desassistidos.

IMPACTO

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP diz que está avaliando os impactos do contingenciamento. “As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Faremos reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais para definir prioridades e ajustes necessários".

"Acabamos de receber a terrível notícia de que o Projeto Guri de Avaré, Botucatu e Conchas acabará. O Governo @jdoriajr simplesmente cancelou as verbas sociais e culturais para esse projeto. Tá, e aí? Que faço com minha filha que se dedica há anos e está aos prantos, desesperada, inconsolável...não é sobre pagar uma escola de música e mantê-la na música, é sobre amizades, vínculos, amor pelo Projeto. E o que faremos com as crianças e jovens, professores e artistas  que vivem desse projeto? Hoje eles dormem e esquecem que um dia eles estavam vivendo aquilo que eles amam? Sério mesmo que a educação artística e cultural  não vale o investimento? O sentimento é de frustração, raiva, tristeza e  pesar. Morre no coração desses jovens a ilusão de que o nosso governo seria um governo para eles, para que eles fossem o futuro. Quando se acaba com os sonhos, acaba-se com o futuro", postou uma mãe inconformada no Facebook.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Cultura informou que está tentando ver uma maneira de continuar o projeto, já que  mais de 150 polos estão sendo fechados no Estado. "Um projeto como o Guri, que dá oportunidade para mais de 200 crianças aprenderem a tocar um instrumento em nossa cidade não pode parar".

Compartilhar:
Veja Também