Deputado Motta quer ampliação do teste do pezinho no SUS

Deputado Motta quer ampliação do teste do pezinho no SUS

legenda: Projeto do parlamentar amplia o rol de doenças rastreadas pelo teste feito em recém-nascidos

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) apresentou Requerimento ao Ministério da Saúde para que amplie a lista de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho.

Por meio de Indicação, Motta pede celeridade no cumprimento da Lei 14.154/21, que amplia o rol de doenças rastreadas pelo teste do pezinho em recém-nascidos, feitos a partir do sangue coletado do pé do bebê. O exame, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), permite identificar precocemente doenças que podem afetar a saúde do bebê e promover o tratamento e cuidados necessários para evitar complicações mais graves para a criança.

A ampliação deve abranger 50 novas doenças. Atualmente são seis doenças abrangidas, como o hipotireoidismo congênito (distúrbio da glândula tireóide), a fenilcetonúria (doenças do metabolismo) e as hemoglobinopatias (afetam o sangue). “O teste previne e protege a vida dos bebês. Ampliar o rol de doenças diagnosticadas vai reduzir a mortalidade infantil, além de contribuir significativamente para a redução dos custos do tratamento”, afirmou Motta.

Compartilhar:
Veja Também