Cultura de Avaré dá adeus ao artista plástico J. Grassi

Cultura de Avaré dá adeus ao artista plástico J. Grassi

legenda: José Eduardo Grassi faleceu nesta quarta-feira (17), vítima de infarto no miocárdio

Fonte da Foto: Facebook

A cultura de Avaré está de luto: faleceu nesta quarta-feira (17), aos 43 anos, o artista plástico José Eduardo Grassi, o J. Grassi, como ele assinava suas obras. Vítima de um infarto do miocárdio, seu corpo está sendo velado no Velório Municipal e seu sepultamento se dará às 15h no Cemitério Municipal.

A trajetória do artista na arte começou instintivamente na infância, quando aprendeu o ofício de pintor de paredes com o avô Genésio dos Santos. “Era criança e na escola francamente detestava educação artística e nem ligava para desenhar”, dizia.

O interesse pelas artes plásticas foi despertado na adolescência, quando recebeu as primeiras aulas na Casa de Artes e Artesanato. “Quem me deu as noções elementares de desenho foi Tegani. Ele me ensinou a técnica de divisão de tela e aí comecei a pintar”, contava.

Expôs pela primeira vez na vitrine da Biblioteca Municipal, mas considera como sua mostra inaugural a feita no Emporium Café em 2003. “Comparo arte a um estado de espírito. Quando pinto exteriorizo o que penso, o que sinto”, dizia.

“Tenho traços dramáticos e formalmente comunico sentimentos nas cores que uso”, dizia, embora revelava ser fã dos pintores holandeses Vincent van Gogh e Piet Mondrian. Seu sonho era dar aulas em escola pública. “É um ideal, sei que hoje ser professor é complicado, mas crianças e jovens precisam ser envolvidos pela arte”. Grassi faleceu sem poder realizar esse seu desejo. 

Compartilhar:
Veja Também