Corrida Elias Ward ganha as ruas de Avaré

Corrida Elias Ward ganha as ruas de Avaré

legenda: Prova leva o nome de seu idealizador

Fonte da Foto: Arquivo

Logo mais, a partir das 18h30 de hoje, 31 de dezembro, a tradicional Corrida Elias de Almeida Ward, que este ano completa 71 edições ininterruptas, ganhará as ruas de Avaré. A prova será disputada em duas categorias: 5 e 10 quilômetros.
 

A largada será em frente ao Paço Municipal (Praça Juca Novaes). Este ano, em razão da crise financeira, não haverá premiação em dinheiro. Serão distribuídos troféus entre os atletas divididos nas categorias a cada 10 anos (conforme regulamento no site www.runnerbrasil.com.br), como também para os cinco melhores avareenses nas modalidades masculina e feminina e cinco aos melhores na classificação geral.

Elias de Almeira Ward - Filho mais velho do sírio-libanês Hanny Ward e da professora Adalgiza Almeida Ward, o jornalista Elias Almeida Ward nasceu em Avaré no dia 11 de janeiro de 1925. Passou toda a sua infância e adolescência em sua terra natal, onde sempre residiu.
 

Cursou o primário no então Grupo Escolar Matilde Vieira e o secundário no Instituto de Ensino Sedes Sapientiae, onde se formou técnico em Contabilidade.
 

Em seguida, Elias especializou-se em atividades contábeis e administrativas. Contudo, a paixão pela comunicação o tornou um dos pioneiros da radiodifusão em Avaré, tendo ele sido um dos fundadores da Rádio Avaré, a primeira emissora regional.
Desportista, Elias foi quem idealizou e promoveu a Corrida de São Silvestre de Avaré, no ano de 1946. Essa prova de pedestrianismo é hoje a mais antiga realizada em cidades interioranas e a sua tradição marca o calendário esportivo da cidade, pois participam dessa competição atletas de renome internacional.

 

Em julho de 1951, Elias casou-se com a poetisa Marília Pires, com quem teve os filhos Marília, Marina e Marco Antonio. Com a mulher, ele forma uma dupla inesquecível na apresentação de festas e solenidades, ambos animando os eventos e marcando ainda, com suas vozes consonantes, o rádio avareense.
Neto do jornalista Chico de Almeida, um dos combativos membros da imprensa avareense do começo do século vinte, Elias herdou a argúcia do avô e também participou ativamente da vida sócio-política da cidade entre os anos 60 e 90.

 

Em casa o jornalista conservava gravações radiofônicas, reportagens impressas e muitas fotografias em que ele aparece ao lado de personalidades do mundo político como presidentes da República, governadores, senadores, além de artistas e cientistas.
 

Em 1964, observador e com larga visão, Elias sugeriu e a Prefeitura criou e organizou a primeira Exposição Agropecuária, a tradicional EMAPA, hoje um dos mais importantes eventos do gênero em todo o país.
 

Admirado e respeitado indistintamente por todos os profissionais da mídia regional, Elias recebeu da categoria o título de “Cidadão Imprensa”. Em 2005 a Câmara de Vereadores, interpretando os sentimentos populares, conferiu ao radialista o diploma de “Cidadão Benemérito”.

Comunicador por excelência, aos 88 anos de idade, Elias Almeida Ward lutou até os últimos dias, conservava a vitalidade e o gosto pela vida e tomando parte rotineiramente de todos os acontecimentos de Avaré. Faleceu na manhã de 19 de fevereiro de 2013, entregando à história avareense um testemunho de intensa cidadania. (Colaborou o jornalista, escritor e historiador Gesiel Júnior)

Compartilhar:
Veja Também