Começam os preparativos para o Ano do Escultor Fausto Mazzola

Começam os preparativos para o Ano do Escultor Fausto Mazzola

legenda: Fauto Mazzola esculpindo as deuzas que embelezam a Fonte das Artes no Largo São João

Fonte da Foto: Divulgação

Avaré está celebrando em 2018 o centenário de nascimento do escultor Fausto Mazzola, autor das principais obras de arte que marcam o cenário urbano. Para organizar a comemoração um grupo de educadores, convidados pela Secretaria Municipal da Cultura, participa nesta sexta-feira, 23, às 10 horas, de reunião na qual será definida a agenda de eventos para estimular, entre os estudantes, pesquisas sobre a vida e a obra do artista plástico.

Recentemente, por meio de lei, o prefeito Jô Silvestre instituiu o Ano do Escultor Fausto Mazzola, que prevê que este será o tema do desfile festivo do aniversário da cidade, em setembro. "Vamos pedir o apoio dos dirigentes de ensino e dos nossos artistas atuais para comemorar os 100 anos do professor Mazzola espalhando o gosto pela arte para toda a população", afirmou o secretário da Cultura, Diego Beraldo.

O encontro desta sexta será aberto com uma exposição biográfica do escultor, através de imagens selecionadas pelo pesquisador Gesiel Júnior. Em seguida, os participantes poderão sugerir a realização de eventos para motivar o interesse dos alunos das escolas locais sobre o trabalho artístico de Mazzola.

Paulistano de ascendência italiana, Fausto Mazzola (1918-2004) trabalhou em Avaré, entre os anos de 1958 e 1962, quando dirigiu o Colégio Artesanal Jânio Quadros (embrião da atual Escola Estadual Paulo Novaes). No período, graciosamente ele confeccionou esculturas, bustos e medalhões na cidade, dentre os quais os monumentos O Desbravador e Relógio de Sol, no centro histórico, o pedestal do Pracinha e a Fonte das Artes, no Largo São João. Também são de sua autoria os bustos do monsenhor Celso Ferreira, do coronel João Cruz e do governador Abreu Sodré.

Compartilhar:
Veja Também