Começa amanhã o 25º Arraiá do Nhô Musa

Começa amanhã o 25º Arraiá do Nhô Musa

legenda: Evento homenageia o poeta caipira João Francisco Soares

Fonte da Foto: Youtube

Realizado pela Prefeitura desde a gestão do ex-prefeito Miguel Paulucci (1993-1996), através da Secretaria da Cultura, com a participação de escolas da rede municipal de ensino e de entidades assistenciais, o tradicional Arraiá do Nhô Musa será realizado a partir de amanhã, 7, prosseguindo no sábado, 8, e domingo, 9 de julho, a partir das 19 horas, na Praça Prefeito Romeu Bretas, nas imediações da Concha Acústica.

A festa julina tem entrada franca e vai contar com atrações musicais todos os dias. “A proposta é manter as tradições e atrair as famílias para momentos de confraternização num ambiente que cultiva a cultura caipira”, realça a secretária da Cultura, Juliana Mancini Aurani.

Dezessete estandes serão montados no espaço para venda de produtos e comidas típicas. Integrantes das Oficinas Culturais José Reis Filho confirmaram presença no evento em que vão apresentar danças e números folclóricos.

O 25º Arraiá do Nhô Musa será também o ponto de encontro dos membros do Centro Literário Anita Ferreira De Maria, os quais vão se reunir no pequeno memorial a ser montado para homenagear o poeta João Francisco Soares, o popular Nhô Musa.

Shows – Na noite do 7, haverá apresentação da dupla Edson e Milson, premiada em festivais  de música raiz. No sábado, 8, o palco será dividido entre o cantor Du Vieira e os Irmãos Rodrigues. No encerramento, 9, a festa termina com o show do cantor Rodrigo Montenegro.

Nhô Musa - Nascido em 24 de junho de 1900, em plena noite de São João, João Francisco Soares, o famoso Nhô Musa, é natural de Lençóis Paulista SP e, ainda pequeno, mudou-se com sua família para Avaré, cidade que, ao longo dos 91 anos de vida, adotou como cidade do coração. 

Filho de Isabel e de Severiano Soares, o “Silvério Musa”, de quem herdou parte do apelido e o gosto pela simplicidade da natureza, Nhô Musa casou-se em 31 de agosto de 1921 com Isaura de Paula Rodrigo. Da união nasceram sete filhos: Alzira, Benedita, Severiano, José, Manuelina, Tereza e João. 

Ao longo de sua vida, foi fazendeiro, tropeiro, retireiro, boiadeiro e barbeiro – ofício ocupado por mais de 50 anos. Com 23 anos ingressou na Rádio Avaré AM, onde ficou por 35 anos e comandou 2 programas de grande sucesso: o diário “Luar do Sertão” e o domingueiro “Rancho Alegre”, um dos primeiros com auditório e que atraía enorme público à antiga sede da emissora, localizada na Rua Goiás, centro de Avaré. Ambos os programas lhe renderam grande popularidade e vários prêmios, alguns de repercussão estadual. 

A saudade da roça, do campo, da vida caipira, inspirou-o a escrever, desde 1945, pequenas poesias com rimas simples mas significativas, que na época acabaram publicadas nos jornais “O Avaré” e no “A Comarca de Araçatuba”. 

Em 1983, sob orientação da neta Regina Andrade, foi publicada a obra “Só Poesia”, uma compilação de 140 páginas das poesias de Nhô Musa. Um ano depois ele recebeu o Título de Cidadão Avareense. O Poeta que retratou os amores, as crendices, as pequenas e grandes tragédias, os anseios e alegrias de uma época inocente, faleceu em 05 de novembro de 1991.

Compartilhar:
Veja Também