Coletor se fere com vidro descartado de forma incorreta em Avaré

Coletor se fere com vidro descartado de forma incorreta em Avaré

legenda: Acidente aconteceu durante a coleta noturna na terça-feira, 4 de maio

Fonte da Foto: Facebook

Durante a coleta de lixo domiciliar noturna em Avaré, um coletor se feriu na terça-feira (04/05) com pedaços de vidro devido ao descarte irregular.  Esse é o resultado da imprudência de alguém, pois ferimentos provocados por cacos de vidro depositados nas sacolinhas de lixo são frequentes em toda parte, e esses tipos de ocorrências precisam ser relatadas para servirem de alerta à população.

É bom reforçar a população para que não descarte objetos cortantes, agulhas, vidros ou qualquer outro material semelhante no lixo domiciliar. Objetos que podem ocasionar este tipo de acidente devem ser embalados, identificados e descartados separadamente do saco de lixo. Vidros, por exemplo, devem estar embalados em papel resistente ou dentro de caixas com indicações de material cortante.

DADOS - Em média, entre incisões e perfurações, ocorrem de 3 a 4 acidentes por mês, de acordo com dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  “São ocorrências que poderiam ser evitadas, mas que prejudicam pessoas tanto no trabalho, por conta dos dias de afastamento, quanto na imagem da instituição”, afirmam técnicos do setor.

Diariamente são recolhidas em Avaré cerca de 65 mil toneladas de lixo. Diante desse volumoso descarte, é preciso conscientizar a população sobre como embalar o lixo para diminuir os riscos de acidentes, principalmente entre os coletores.

“Ao separar o material para coleta de lixo deve-se atentar aos objetos perfurocortantes, isto é, instrumentos que contêm cantos, bordas, pontos internos ou externos, rígidos e agudos, que possam causar cortes ou perfurações”, orientam os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os objetos perfurantes ou cortantes “devem ser acondicionados previamente em recipiente rígido, estanque, vedado e identificado pela simbologia de substância infectante”. A adoção de medidas preventivas evita danos e a orientação é acondicionar materiais descartáveis em garrafas pets lacradas com fita adesiva.

Compartilhar:
Veja Também