Centro de Ressocialização de Avaré completa 20 anos

Centro de Ressocialização de Avaré completa 20 anos

legenda: Com perfil de humanização da pena, unidade oferta trabalho e estudo com foco na reintegração do preso à sociedade

Fonte da Foto: Divulgação

O Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré completou 20 anos de atuação no dia 11. Com perfil de humanização da pena, a unidade prisional aposta na oferta de trabalho e educação com objetivo de reinserção da pessoa privada de liberdade ao convívio social. O estabelecimento penal abriga, atualmente, 211 detentos, entre os regimes provisório, fechado e semiaberto.

Aproximadamente 88 presos trabalhavam em empresas parceiras da unidade e para a prefeitura municipal, por meio de contratos firmados pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), antes da pandemia. O trabalho externo, porém, está suspenso no momento.

Atualmente, 138 internos exercem atividades de manutenção do Centro de Ressocialização, como limpeza, cozinha e obras de reparo. Já no setor de educação, 90 reeducandos estudam regularmente nos ensinos Fundamental e Médio.

QUALIFICAÇÃO - O CR de Avaré foca na oferta de qualificação do detento, seja profissional ou educacional, que incluem, além do ensino regular, cursos profissionalizantes em diversas áreas.

“Acreditamos que trabalho, educação, assistência religiosa e família formam uma poderosa ferramenta de ressocialização”, destaca o diretor do Centro, Luiz Gusthavo Melchior.

“É o nosso grande desafio: proporcionar condições para pessoa presa se sustentar e sustentar a sua família e não precisar voltar a delinquir quando sair em liberdade”, completa o diretor.

Ele aponta, ainda, a contribuição da unidade à sociedade durante duas décadas de atuação na cidade. “Sempre colaborando com a limpeza e conservação do município, com auxílio profissional às entidades filantrópicas e escolas”, finaliza Melchior.

 

Compartilhar:
Veja Também