Cartunista e biógrafo de Djanira lançam a história em quadrinhos da pintora

Cartunista e biógrafo de Djanira lançam a história em quadrinhos da pintora

legenda: Livro de Fernandes e Gesiel Júnior tem patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura

Fonte da Foto: Arquivo

Um fez a arte, o outro, os textos. A parceria deu certo e a ideia de contar a saga da pintora Djanira da Motta e Silva, nascida em Avaré, um maiores nomes da história da arte no Brasil, virou uma bela história em quadrinhos impressa pela Editora Gril e apoiada pelo ProAc, programa de incentivo à cultura do governo do Estado.

Com textos do escritor Gesiel Júnior, biógrafo da artista, e ilustrações do premiado cartunista avareense Luiz Carlos Fernandes, o livro “Djanira” será apresentado ao público pelos autores no próximo sábado, 17, a partir das 17 horas, em sessão de autógrafos que terá lugar no The Bulldog Pub, o mais novo ponto de encontro da cidade, instalado no Largo São Benedito, 80.

Produzida a quatro mãos ao longo deste ano, a publicação, patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura, tem a proposta de revelar a novos públicos, como o infantil, a trajetória da pintora, cujas telas estão dispersas pelo mundo todo – inclusive na Pinacoteca do Vaticano e na sala de despachos do Palácio do Planalto.

Autor de 3 livros sobre Djanira, Gesiel conta ter sido convidado pelo amigo cartunista para o projeto. “Gentil e criativo, o Fernandes, cujos traços condecorados conheço há 40 anos, me chamou para esse ousado trabalho editorial. Ele, genial, acatando o ensinamento da nossa grande artista, habilmente usou do desenho para reavivar nessa história em quadrinhos, a multicolorida passagem de Djanira entre nós”, ressalta.

Modesto, Fernandes, hoje cartunista do Diário do Grande ABC, de Santo André, relembra ter trabalhado como jornaleiro na infância. “Entregava o Estadão pelas ruas de Avaré e o último assinante morava na Travessa Djanira. Na época, aquele nome era apenas mais um numa placa. Através do meu amigo Gesiel é que descobri, de fato, a avareense mais carioca do Brasil e a mais brasileira das pintoras, a internacional Djanira”, revela o artista gráfico, ganhador do Grande Prêmio do Salão Internacional de Piracicaba, em agosto.

Com 64 páginas ilustradas, o novo livro terá preço unitário de R$ 50,00. Informações e encomendas podem ser obtidas pelo telefone (14) 99664-7082.

Compartilhar:
Veja Também