Carla Flores questiona prefeitura sobre a mudança na coleta de lixo em Avaré

Carla Flores questiona prefeitura sobre a mudança na coleta de lixo em Avaré

legenda: Vereadora também cobra a empresa responsável sobre possíveis demissões de funcionários no setor

Fonte da Foto: Assessoria

A mudança na coleta de lixo anunciada pela prefeitura na semana passada não tem agradado parte da população, principalmente a residente nos bairros. Houve alteração nos dias de coleta na periferia e isso vem provocando acúmulo de lixo em ruas e calçadas.

Diante das muitas reclamações, a vereadora e 2ª secretária Carla Flores (MDB) apresentou dois requerimentos na sessão de segunda-feira, 06, questionando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pasta na qual se enquadra o serviço de coleta de lixo, e também à empresa SUMA Brasil que é a responsável pelo setor que foi terceirizado na gestão passada.

“O cenário pela cidade não está nada bom e são muitas as reclamações chegadas até à Câmara. Nas redes sociais as cobranças estão estampadas em vários perfis de internautas, mostrando imagens de lixo acumulado. A mudança na frequência foi anunciada de forma abrupta e sem maiores detalhes, pegando a todos de surpresa”, destaca Carla Flores.

A vereadora pede explicações ao secretário do Meio Ambiente, Judésio Borges, sobre em que sentido essa mudança poderá melhorar a coleta de lixo na cidade. Além disso, Carla Flores também requer da empresa SUMA Brasil, se procedem as informações de que estariam ocorrendo demissões de funcionários que fazem a coleta.

SECRETÁRIO RESPONDE – Acionado pela assessoria, o secretário do Meio Ambiente, Judésio Borges, respondeu ao questionamento da vereadora Carla Flores.

“No tocante à coleta de lixo, na verdade não se trata de uma mudança. O que nós fizemos foi um ajuste. Eu tinha ainda alguns pontos ‘viciados’ na questão de amontoamento e o único meio que tivemos para acabar com esses pontos foi fazer partilhas novas que foram apresentadas no panfleto distribuído às mídias. Isso também tem o intuito de manter a dignidade da pessoa humana tendo em vista que o serviço estava muito extenso. Tem setor que estava dando em média 35 quilômetros para serem percorrido pelos coletores, somando pedacinhos de rua. Com essa mudança a gente partilhou alguns bairros, para que a coleta seja feita uma parte num dia e a outra noutro dia, eximindo assim a força física do coletor. Com isso pretendemos parar com aquele vício de amontoamento. O objetivo maior é a dignidade da pessoa humana, que é a saúde e a condição física dos coletores. Com a fixação desse novo sistema a gente espera ter uma melhoria na coleta extinguindo esses chamados pontos viciados”, explicou Borges.

Ainda segundo o secretário, a coleta no município recolhe em torno de 70 toneladas diariamente dentro do perímetro urbano.

Quanto à resposta da empresa SUMA, o prazo regimental da Câmara estipula 15 dias para que haja manifesto por parte do requerido.

 

Compartilhar:
Veja Também