Cão invade sessão da Câmara de Cerqueira César e pede carinho para vereadores

Cão invade sessão da Câmara de Cerqueira César e pede carinho para vereadores

legenda: Lélio é considerado o mascote da Câmara e, segundo a Casa, ajuda a deixar o clima mais leve

Fonte da Foto: Reprodução TV Tem

Os vereadores de Cerqueira César viviam suas rotinas normalmente quando se depararam com um "invasor" de quatro patas na Câmara.

Durante a sessão da última terça-feira (3), o vira-lata Lélio abriu a porta do plenário sozinho e foi entrando sem ser convidado, arrancando gargalhadas dos 11 vereadores da cidade.

 “Em quase todas as sessões da Câmara ele está presente. Nós, vereadores, brincamos que ele é o 12° vereador de Cerqueira César. E ele foi muito arteiro, abriu a porta do plenário sozinho e foi entrando”, comenta William Araújo (Democratas), vereador de Cerqueira César.

Antes de votar em seus projetos, Lélio vai até o seu lugar preferido do prédio: a cozinha, onde ganha petiscos dos funcionários. O cãozinho pode ser considerado um vereador "quase perfeito", isso porque ele "dorme em serviço". Depois da sua caminhada diária, o vira-lata aproveita um confortável sofá da Câmara para tirar um cochilo.

Lélio não é conhecido somente na Câmara. Segundo o vereador, o "cão comunitário" circula pelas ruas do centro para "inspecionar" a cidade. A afinidade com o cãozinho é tanta que Lélio virou figurinha do WhatsApp entre os funcionários.

Como tudo começou?

O cãozinho é castrado e, segundo Araújo, é muito bem cuidado por diversos moradores e comerciantes. O "vereador canino" também faz visitas diárias ao prédio da OAB de Cerqueira César para tomar água.

A relação com Lélio começou há alguns meses, quando o vira-lata entrou pela primeira vez na Câmara. Segundo o vereador, a recepção foi muito positiva e, depois disso, ele não perdeu uma sessão no plenário.

“Para nós é motivo de muita alegria a presença dele no plenário, a gente trabalha mais feliz, muda o clima quando ele chega. Quebra a rotina tensa do poder legislativo”, diz Araújo.

Lélio já foi vítima de abandono. Não se sabe ao certo quem acolheu o animal, mas ficou famoso pela região por andar em todo lugar.

“Hoje ele é conhecido em vários lugares e, por onde passa, ganha carinho e comida. Todo mundo acaba cuidando um pouquinho, tanto que ele é super bonito e gordinho”, destaca o vereador.

Por achar carinho e amor com os cidadãos de Cerqueira César, Lélio dorme em vários lugares. Em noites muito frias ou chuvosas, alguns moradores cedem a garagem para ele. Às vezes, o cãozinho também dorme na varanda da Câmara.

“Com a presença dele podemos mostrar a importância de cuidar e garantir o bem estar dos animais. Temos a oportunidade de dar este exemplo tão importante, pois os animais são vidas e merecem tanto respeito e amor quanto nós humanos”, enfatiza Araújo.

FONTE: G1 ITAPETININGA (Por Vinicius Lara)

Compartilhar:
Veja Também