Campanha Setembro Amarelo tem carreata e mesa redonda nesta quinta-feira, 29

Campanha Setembro Amarelo tem carreata e mesa redonda nesta quinta-feira, 29

legenda: Bate papo entre profissionais e público ocorre na Câmara Municipal a partir das 10 horas

Fonte da Foto: Reprodução convite do evento

A Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio foi instituída em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e desde então é a maior mobilização anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas por todo Brasil.

Em Avaré, por iniciativa do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), a campanha tem programação nesta quinta-feira, 29, com uma carreata a partir das 9 horas da manhã com saída do Centro Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), localizado na Rua Capitão José Vieira Pinto, na Vila Três Marias (atrás do Cristo).

A mobilização segue até a Câmara Municipal, onde a partir das 10 horas ocorre uma mesa redonda com a participação de profissionais que irão discorrer sobre vários temas em torno do suicídio.

“A mesa redonda tem o objetivo de promover um debate de qualidade sobre os fatores que envolvem a prevenção, o cuidado e o manejo da pessoa em sofrimento existencial pelos complementares equipamentos da esfera pública”, destaca o psicólogo Vinícius da Silva Blásio, coordenador do CAPS II de Avaré e também um dos idealizadores do evento.

PROGRAMAÇÃO DA MESA REDONDA

“SUICÍDIO – UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, OU VAI ALÉM?”

Mairis Alarcão Duarte de Oliveira Silvestre – Enfermeira meste em doenças tropicais (Unesp), doutoranda em saúde coletiva (Unesp), docente e coordenadora do curso de enfermagem da UNIFSP, e responsável pela vigilância epidemiológica de Avaré.

“A CONSTRUÇÃO MULTIFATORIAL DO SUICÍDIO”

Josiane Fernandes – Psicóloga e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp, docente e coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP). Tem especialização em Psicologia da Saúde, em ênfase em saúde do trabalhador e MBA em Gestão de Pessoas.

“OS DIREITOS FUNDAMENTAIS, OS DIREITOS HUMANOS, O DIREITO À VIDA, DE QUEM É ESSA RESPONSABILIDADE?”

Defensoria Pública de São Paulo

“ABORDAGEM E MANEJO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E A CONTINUIDADE DO CUIDADO”

Adriano de Oliveira – Enfermeiro especialista em urgência e emergência, especialista em docência, coordenador do NEP Samu Regional Vale Jurumirim (2011 a 2021), socorrista há 14 anos da CCR resgate em rodovia (2002 a 2016), atualmente é diretor de base descentralizada do Samu Avaré.

“O CUIDADO DA PESSOA EM SOFRIMENTO EXISTENCIAL”

Vinícius da Silva Blásio – Psicólogo, coordenador do CAPS II de Avaré, especialista em psicodrama psicoterápico e socioeducacional, facilitador de grupos e autor de workshops sobre educação não-violenta e inteligência emocional.

-------------------------------------------------------------------------------------------

A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO® SALVA VIDAS!

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo®. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

FONTE: Setembroamarelo.com

 

 

Compartilhar:
Veja Também