Bombeiros usaram câmera térmica no caso das meninas mortas pelo pai

Bombeiros usaram câmera térmica no caso das meninas mortas pelo pai

legenda: Durante horas, Natanael de Lima dizia que as crianças estavam amarradas dentro da casa em Taquarituba (SP). No entanto, equipamento não apontava "calor" sendo gerado pelas meninas.

Fonte da Foto: Divulgação - Corpo de Bombeiros

Uma câmera térmica foi usada por equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros durante a operação para tentar resgatar as meninas de 5 e 6 anos que foram mortas pelo pai em Taquarituba.

O homem de 28 anos foi preso no início da noite de terça-feira (24), horas após anunciar que estava mantendo as filhas Natáli Heloá e Natanaeli Vitória reféns dentro de casa.

Com um botijão de gás nas mãos, Natanael de Lima ameaçava explodir o imóvel com um isqueiro caso alguém se aproximasse. A ocorrência mobilizou a Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, Corpo de Bombeiros e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) durante horas.

Para evitar uma explosão e tentar resgatar as crianças com vida, o sargento Alexandre Magno Monteiro, do Corpo de Bombeiros de Itaí, afirmou que foi necessário utilizar equipamentos tecnológicos vindos de Avaré, como uma câmera térmica e um detector de gás.

De acordo com o sargento, a câmera térmica consegue capturar radiação infravermelha e convertê-la em imagens, que mostram o calor gerado por objetos e seres vivos. O equipamento é bastante utilizado pelos bombeiros em missões de resgate, identificando possíveis vítimas escondidas.

Apesar disso, no dia do crime em Taquarituba, o sargento explicou que a câmera térmica da corporação só identificava uma silhueta com calor, a do pai das crianças, e o restante do ambiente estava escuro nas imagens.

"Essa câmera de detecção de calor consegue fazer uma leitura através da parede, mas só indicava o calor dele na casa. Essa foi uma das ações que o GATE pediu para nós quando assumiu a ocorrência", explica Monteiro.

"A gente liga essa câmera, ajusta para o local onde vai utilizar e ela indica fontes de calor. A gente repara, por exemplo, que a fiação aparece mais vermelha, o metal aparece mais azul... E as meninas, mesmo se estivessem paradas, amarradas, a câmera mostraria o calor", continua o sargento.

Segundo Monteiro, como o equipamento não mostrava a movimentação das crianças, as equipes começaram a suspeitar de que elas estivessem mortas. Além disso, em nenhum momento da operação, Natanael apresentou provas de que as meninas estavam vivas.

Mesmo assim, para invadir o local, o sargento explicou que era necessário esperar que a concentração de gás na casa diminuísse, a fim de evitar uma explosão. Para isso, os bombeiros também utilizaram um detector de gás.

"O detector de gás é um aparelho com uma mangueira que a gente aproxima do local. Da última vez que eu medi, estava com 21% de gás metano, que é o gás de cozinha, do lado de fora. Já estava se dissipando", lembra o sargento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento em que a equipe chegou no local, o cheiro de gás estava muito forte e havia um risco real de explosão. Segundo o sargento, uma das preocupações da corporação, inclusive, era de que as meninas morressem asfixiadas pelo gás dentro da casa.

Apesar disso, a Polícia Civil de Taquarituba acredita que as crianças já haviam sido mortas antes de Natanael anunciar que estava mantendo as filhas reféns. Conforme a delegada Camila Rosa Alves, a polícia acredita que o homem fez "um teatro" durante todo o tempo da operação.

Quando as equipes entraram na casa, as duas meninas foram encontradas mortas dentro de um quarto, com cortes profundos no pescoço.

Para o sargento Monteiro, que tentou negociar a libertação das reféns com Natanael por cerca de duas horas e trabalha há 23 anos no Corpo de Bombeiros, o crime em Taquarituba foi a "cena mais triste" que ele já viu.

"Eu só queria entrar lá e socorrer essas meninas. Depois que o GATE invadiu, eu entrei com o Samu e infelizmente eu vi aquela cena. Eu sou um cara muito perfeccionista na questão de salvamento, e aquilo me abalou muito. [...] Nós deixamos uma linha pressurizada de água para caso houvesse explosão, uma equipe de médicos preparada para socorrer as meninas, mas quando a gente entrou no quarto, eles já constataram o óbito", lembra.

Prisão

No dia da operação, Natanael de Lima foi preso em flagrante por duplo homicídio. Na quarta-feira (25), ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.

Em depoimento à Polícia Civil, o homem afirmou à delegada que não se lembra das crianças. A polícia também disse que ele não tem histórico de surto psicótico e que foi descartada a possibilidade de ele estar sob o efeito de entorpecentes no momento do crime.

"Fiquei bem chocada com a reação dele. Eu mostrei a foto das meninas e ele falou que não conhecia aquelas crianças, que não tem filhos, não tem ex-mulher e não esteve em Taquarituba. A última lembrança que ele tinha era de que estava trabalhando na roça", explica a delegada.

Relação com a ex-mulher

De acordo com a Polícia Civil, os pais das meninas são separados, mas o homem havia passado a noite de segunda-feira (23) na casa da ex-companheira, no Jardim Santa Rita.

Já na manhã de terça (24), a mulher saiu para trabalhar e uma das filhas dela, enteada do suspeito, foi à escola. Segundo a PM, as duas crianças mais novas ficariam com uma babá, mas o pai das meninas dispensou a cuidadora e passou a manter as filhas em cárcere privado.

Segundo a delegada, antes de cometer o crime, Natanael chegou a pedir para que a ex-mulher não fosse trabalhar. Por isso, a polícia investiga se o homem também planejava matar a mãe das crianças.

Conforme a Polícia Civil, Natanael tinha passagem por uma violência doméstica cometida contra a ex-mulher em Chavantes em 2017. Apesar do registro, o casal continuou junto e estava separado há apenas nove meses.

A polícia afirmou ainda que Natanael já estava casado com outra mulher e não tinha mais vínculo amoroso com a mãe das vítimas.

No dia anterior ao crime, o homem chegou a tentar reatar o relacionamento com a ex-mulher, mas a polícia disse que a conversa foi amigável e que, no geral, o pai mantinha um bom relacionamento com a família.

"As crianças tinham muito afeto por ele. Inclusive uma tia falou pra gente que, na segunda-feira, quando ele estava na casa das crianças, a 'menorzinha' ficava no colo dele o tempo todo. Era uma relação bem afetuosa, não esboçava comportamento violento com as crianças", relata.

Comoção na cidade

A morte das meninas Natáli Heloá e Natanaeli Vitória chocou os moradores de Taquarituba, cidade que tem 23 mil habitantes.

A escola onde as crianças estudavam suspendeu as aulas na quarta-feira (25) e moradores encheram a fachada da casa onde ocorreu o crime com flores e bexigas brancas.

Nas redes sociais, vários moradores trocaram a foto de perfil em homenagem às vítimas, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias.

Por Júlia Nunes, g1 Itapetininga e Região 

Compartilhar:
Veja Também