Bombeiros e PM capturam lobo-guará em sítio próximo a Itaí

Bombeiros e PM capturam lobo-guará em sítio próximo a Itaí

legenda: LOBO GUARÁ Animal foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Unesp de Botucatu

Fonte da Foto: Divulgação

Um lobo-guará foi capturado no sábado (25) em um sítio próximo a cidade de Itaí pelo cabo PM Galvão e pelo bombeiro Santos. O animal, que apresentava uma possível fratura na pata dianteira foi encaminhado Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp de Botucatu, onde após tratado, foi reinserido em seu hábitat natural.

O lobo-guará é o maior canídeo (família que inclui os cães, lobos e raposas) da América do Sul. Seu nome científico (Chrysocyon brachyurus) retrata suas principais características físicas, Chryso=vermelho; cyon=cão; brachy=curta; urus=cauda, ou seja, é um cão vermelho de cauda curta. O próprio termo “guará”, deriva do aguará, do tupi-guarani, que significa vermelho.

Apesar de ser chamado de lobo, o lobo-guará é um parente mais próximo dos pequenos canídeos sul-americanos, como cachorro-vinagre, do que dos lobos (Cannis lúpus) norte-americanos.

CARACTERÍSTICAS - A maior parte da pelagem é laranja-avermelhada com pernas pretas e longas, a garganta e a ponta da cauda são brancas e a crina preta. Suas orelhas são proporcionalmente grandes em relação à cabeça, é um animal alto e esguio, com os maiores machos alcançando até 74 cm de altura nos ombros e máximo de 40 kg.

Compartilhar:
Veja Também