Avaré terá mais 6 escolas de Ensino Integral em 2022

Avaré terá mais 6 escolas de Ensino Integral em 2022

legenda: Na região, 7 escolas foram contempladas com o programa

Fonte da Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo anunciou no dia 12 de julho a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Com isso, 1.855 escolas no total serão atendidas pela iniciativa. Ao lado do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, Doria falou sobre a expansão do Programa durante evento no Memorial da América Latina, que reuniu diretores, supervisores e outros representantes das unidades educacionais.

"Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo:  para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.

A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

"Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.

AVARÉ E REGIÃO  - A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Pela Diretoria Regional de Ensino de Avaré, serão 13 escolas em 2022, sendo 6 em Avaré (EE Coronel João Cruz, EE Matilde Vieira, EE Dona Cota Leonel, EE Benê de Andrade, EE João Teixeira de Araújo e EE Professor Celso Ferreira da Silva), 3 em Taquarituba (EE Professor Dimas Mozart e Siva, EE Professor José Aparecido Castelluci e EE Professor Guido Dias de Almeida), 3 em Itaí (EE Professora Sandra Aparecida de Araújo, EE João Michelin e EE Abílio Raposo Ferraz Júnior) e 1 em Cerqueira César (EE Professora Mariana Aparecida Todescato).

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 - Educação Integral - prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.

SOBRE O PEI - Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Compartilhar:
Veja Também