Avaré tem 31 alertas do Tribunal de Contas por risco de descumprimento da LRF

Avaré tem 31 alertas do Tribunal de Contas por risco de descumprimento da LRF

legenda: 85% dos municípios são alertados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Fonte da Foto: Reprodução TCE

Das 644 Prefeituras fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), 549 delas – um percentual de 85% – apresentaram um quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária.

O cenário integra relatório do TCE com a relação dos entes fiscalizados que receberam algum tipo de alerta previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): por estar com arrecadação abaixo do previsto (inciso I) ou apresentar indícios de comprometimento da gestão orçamentária (inciso V).

 Ao todo, 29 Prefeituras e 16 entidades municipais deixaram de enviar o balancete contábil à Corte de Contas paulista, conforme previsto no calendário de obrigações do TCESP. Além disso, quatro Câmaras municipais não entregaram a prestação de contas.

A não apresentação das contas configura ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, ficando o responsável sujeito a diversas penas, inclusive ao pagamento de multa, nos termos da Lei Complementar nº 709, de 1993.

AVARÉ – De acordo com a plataforma Visão Social de Relatórios de Alertas, o município de Avaré soma 31 alertas de cinco tipos diferentes, a maioria deles direcionados à Prefeitura e ao Instituto Avareprev. Câmara Municipal e Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), também aparecem no painel com um alerta cada.

Comunicado

O levantamento foi publicado por meio do Comunicado GP nº 24/2022, no Caderno Legislativo do Diário Oficial do Estado de sexta-feira (3/6).

As análises contábeis dos dados de receitas e de despesas são relativas ao primeiro bimestre de 2022.

O TCESP ressalta que a fiscalização procederá ao exame de cada caso, segundo sua motivação, quando da consequente elaboração do relatório final das contas anuais do exercício de 2022.

Os dados, detalhados por município, estão disponíveis para consulta e download na plataforma VISOR (Visão Social de Relatórios de Alertas), no site do TCE, acessível pelo link www.tce.sp.gov.br/visor.

 

Compartilhar:
Veja Também