Avaré se despede de Marialva Biazon, a primeira mulher eleita presidente da Câmara

Avaré se despede de Marialva Biazon, a primeira mulher eleita presidente da Câmara

legenda: A ex-vereadora faleceu na madrugada desta quarta-feira, 23

Fonte da Foto: Arquivo Pessoal

Em consequência de grave moléstia, a advogada e política Marialva Biazon faleceu na madrugada desta quarta-feira, 23 de agosto, aos 63 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia de Avaré. Ela marcou a história política avareense por ter sido a primeira mulher a ser eleita para chefiar o Poder Legislativo, função que ocupou duas vezes nos seus cinco mandatos de vereadora.

Baiana de Lafaiete Coutinho, cidade próxima de Feira de Santana, Marialva Araújo de Souza Biazon nasceu em 31 de janeiro de 1960. Veio com a mãe e os irmãos para Avaré em 1969. Ainda menina trabalhou como doméstica, estudou nas Escolas Matilde Vieira e Benê Andrade, cursou o Normal no Instituto de Ensino Sedes Sapientiae e, aos 18 anos, concluiu o curso técnico de auxiliar de enfermagem na Unesp.

Antes de ingressar no setor de Saúde do município, Marialva trabalhou na Santa Casa de Avaré, onde atuou por 12 anos, tendo sido responsável pela implantação do Programa Saúde da Mulher. Em 1993, por concurso, ingressou na Secretaria da Saúde do Estado. Participou de curso técnico de eletroencefalografia na Unesp, passando a trabalhar como operadora do setor no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA).

Filiou-se ao PSDB em 1992, partido do qual foi presidente do diretório municipal. Admiradora do ex-governador Franco Montoro, ela conquistou uma cadeira na Câmara pela primeira vez em 1996.

Em 2001, aos 40 anos, Marialva se tornou a primeira mulher na história política avareense a se eleger presidente do Poder Legislativo. Sua atuação foi muito elogiada pela coragem de não ceder a pressões e a reagir com personalidade ao enfrentar preconceitos como mulher nordestina, negra e evangélica. “Estou na política porque acredito que a política, se exercida com seriedade, pode transformar a realidade e contribuir para o bem comum”, destacou.

Em 2011, já diplomada em Direito, ela reelegeu-se para a presidência da Câmara, outro feito marcante. Em seus anos na vereança Marialva formulouleis significativas, dentre as quais a que autorizou o município a realizar exames de pesquisa para investigação de paternidade, através do método DNA; a que concedeu transporte gratuito para pessoas portadoras de deficiência física; e a que oferece incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, esportivos e assistenciais no município.

Também na área executiva Marialva teve duas experiências, quando respondeu como titular da Secretaria de Saúde, em diferentes períodos, dos municípios de Avaré e de Itatinga.

Casada com Nelson José Biazon, Marialva deixa as filhas gêmeas Amanda e Carolina, três netos, genros, irmãos, cunhados e sobrinhos. O corpo da ex-vereadora está sendo velado no plenário da Câmara e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Municipal.

.........................................................................................

Gesiel Júnior, cronista e pesquisador

Compartilhar:
Veja Também