Avaré perde a educadora e artista plástica Castorina Rodrigues

Avaré perde a educadora e artista plástica Castorina Rodrigues

legenda: Em 2006 ela foi homenageada pela Câmara com o título de Cidadã Avareense

Fonte da Foto: Facebook - Avaré Memorável

Morreu na madrugada desta Quarta-Feira de Cinzas, 2 de março, a tão querida Professora Castorina Rodrigues.

Filha de Ângelo Leme Cavalheiro e de dona Idalina Maria Sales Cavalheiro, Castorina nasceu em Bom Sucesso (atual Paranapanema) no dia 13 de dezembro de 1929. Passou a infância e a juventude em Piraju, onde fez seus primeiros estudos. Formou-se em 1950 e lecionou inicialmente no Colégio Rui Barbosa o curso técnico de Desenho e Caligrafia.

Prestou concurso estadual e, em 1951, mudou-se para Avaré, onde assumiu a cadeira de Desenho no antigo Ginásio do Estado, a atual Escola “Cel. João Cruz”, lecionando por três décadas nos cursos ginasial, colegial e normal. Também deu aulas nas Escolas “Maneco Dionísio” e “Matilde Vieira”.

Personalidade alegre, extrovertida e muito querida por seus alunos, a professora Castorina foi, por anos seguidos, convidada para paraninfa de turmas de formandos. Em meados dos anos sessenta, ela motivou com sua criatividade os estudantes a prepararem os enfeites das ruas de Avaré para a procissão de Corpus Christi.

Casou-se em 1955 com o empresário Fausto dos Santos Rodrigues, com quem teve os filhos Ângela Christina, Manoel Roberto, Regina Coeli, Ana Luzia, Fausto Júnior (Maninho) e Maura. Aposentada desde 1982, Dona Castorina dividia seu tempo dedicando-se à família e às artes plásticas.

Em 2006, a admirável mestra recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadã Avareense, justo tributo a quem, em meio a tantas provações, gostava de expor seus trabalhos artísticos, reflexos da intensa sensibilidade daquela que soube amar a humanidade.

Texto de Gesiel Júnior

Compartilhar:
Veja Também