Avaré está entre as 40 melhores pequenas cidades para envelhecer

Avaré está entre as 40 melhores pequenas cidades para envelhecer

legenda: Clima bom e atrativos contribuíram para a cidade figurasse na lista

Fonte da Foto: Google Imagens

Símbolo de tranquilidade e qualidade de vida para alguns, as pequenas cidades se consagraram nos imaginário popular como o ambiente mais propício para se aproveitar a terceira idade. Com o aumento da expectativa de vida da população, a tendência é que locais com essas características entrem no radar dos brasileiros que estão em busca de uma vida mais plena durante a velhice.

Das 348 cidades brasileiras que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, 40 se destacam por oferecer boas condições de vida para a pessoas com mais de 60 anos. É o que revela o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os municípios foram classificados segundo sete variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da população na terceira idade.

O clima também foi levado em conta para a finalização do ranking, que tirou pontos dos municípios de acordo com a frequência com que eles apresentam dias com altas temperaturas, chuvas intensas ou baixa umidade.

Essas cidades também foram avaliadas segundo classificações específicas – com diferentes pesos para cada variável – com foco na parcela com idade entre 60 e 75 anos e para população acima dessa faixa.

“O aumento da participação de idosos exige estratégias diferentes na formação de políticas públicas”, afirma Antônio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. 

No entanto, ele lembra que os idosos não são os únicos beneficiados por esse tipo de programa. “Tornar as cidades mais acessíveis e bem providas de recursos traz benefícios gerais e é, inclusive, um fator de atração de investimentos”.

Das 40 melhores cidades para quem tem mais de 60 anos, 30 estão na região Sudeste – enquanto nenhuma está localizada no Norte ou Nordeste. Com 25 cidades listadas, São Paulo é o estado que concentra o maior número de municípios bem avaliados. 

Avaré - O município de Avaré ocupa a 20ª posição na lista das 40 melhores pequenas cidades para envelhecer, com 87,01 pontos. O clima favorável e as opções de atrativos contribuíram para que a cidade figurasse nesta lista.

Centro Dia - A cidade conta com o Centro Dia "Luiz De Paschoal", em que o idoso tem o local à disposição no início da manhã onde recebe alimentação, cuidados médicos, higiene pessoal e participa de atividades de lazer, cultura, esporte e recreação em tempo integral.
 
As instalações, onde foram investidos R$ 330 mil, tem acessibilidade e dispõe de recepção, sala de atendimento, cozinha, refeitório, sala administrativa, ambulatório, salas de TV e de jogos, ambientes de descanso separados por alas masculina e feminina e banheiros adaptados.
 
Ao longo do dia os idosos são acompanhados por cuidadores profissionais, dos quais recebem os medicamentos prescritos por médicos nos horários adequados, e ao final da tarde eles voltam para casa.

Além disso, na área educional Avaré conta com uma Faculdade Aberta da 3ª Idade e, na área cultural, com o Bailão da 3ª Idade no Largo São João, projeto realizado há anos por diversas administrações, onde os idosos podem se divertir aos finais de semana, dançando ao som de uma boa música.

Compartilhar:
Veja Também