Avaré em luto pela morte do professor Hélio Hiray, aos 59 anos de idade

Avaré em luto pela morte do professor Hélio Hiray, aos 59 anos de idade

legenda: Sepultamento está marcado para este domingo, 29, às 10h30

Fonte da Foto: Arquivo Pessoal - Facebook

A cidade de Avaré e região em está em luto pela morte do professor Hélio Cunhichiro Hiray, ocorrida neste sábado, 28. São muitas as áreas de atuação do mestre, com destaque às artes marciais, aos esportes e também à cultura através do ensinamento na música.

Ele faleceu por volta do meio-dia deste sábado, aos 59 anos, de idade, e deixa a esposa Rita Cristina e o filho Mateus. O sepultamento está marcado para as 10h30 deste domingo, 28, no Cemitério Municipal de Avaré.

HISTÓRIA – Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Avaré (ESEFA-1986) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1990).

Iniciou a vida esportiva com o Judô em 1972. Atuou na área de academia ministrando aulas de Karatê, Judô, Jiu-Jitsu, Ginástica Olímpica, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim.

Professor da Faculdade de Educação Física desde 1988, onde lecionou ginástica geral, ginástica Artística e Lutas. Foi coordenador de Esportes do Colégio Universitário de Avaré, desde 2004, e também professor de Ginástica Artística.

Fez duas especializações na FEFISA, sendo a Ginástica Rítmica em 1987 e a Ginástica Olímpica em 1988. Fez Pós-Graduação (Lato-Sensu) em Educação Física Escolar, na Escola Superior de Educação Física de Avaré, no período de 1991 à 1992.

Em 1988 foi promovido a árbitro nacional de Ginástica Olímpica durante um Curso Nacional de Arbitragem. Atuou como árbitro de Judô até, aproximadamente, 1997, em diversos eventos desde regionais passando por estaduais, nacionais (Seletivas Nacionais para Mundiais e Olimpíadas) e um Internacional (Sul-Americano), onde portava a graduação de Yon-Dan (Faixa Preta 4° Grau) e Árbitro Internacional-FIJ-C.

Participou de vários cursos, na área da Educação Física e esportes, e ministrou Cursos e Clínicas sobre Arbitragem de Judô, pela Federação Paulista. Foi Delegado Regional da Federação Paulista de Judô, na 3a. Delegacia Regional Centro-Sul, nos anos de 1991 e 1992.

Atuou como orientador e bancas examinadoras de TCC, nas Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FIRA), desde 2007 até o ano, 2018.

Cursou, em 2008, uma disciplina do Mestrado, do Programa de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, como Aluno Especial. No ano de 2011 foi professor de Música para os 5s Anos do Colégio Universitário de Avaré. Substituiu a Diretora Pedagógica do Colégio Universitário de Avaré, em janeiro de 2011 e janeiro de 2012, por 20 dias em cada ano.

Foi Mestre de Cerimônia da Formatura da Educação Infantil, do Colégio Universitário de Avaré, em 2017, 2018 e 2019. Foi professor de Música para os alunos da 3ª Idade da Frea em 2019.

Com informações do site Avaré Notícias

Compartilhar:
Veja Também