Autor do rap Diário De Um Detento cumpriu pena em Avaré

Autor do rap Diário De Um Detento cumpriu pena em Avaré

legenda: Mano Brown e Jocenir, seu parceiro na letra de um dos maiores sucessos do rap nacional

Fonte da Foto: Internet

Jocenir José Fernandes Prado, o Jocenir, autor de "Diário De Um Detento", em parceria com Mano Brown (Racionais Mc's), cumpriu pena em Avaré na Penitenciária "Dr. Paulo Luciano de Campos" (P1). Quem fala sobre a parceria é o próprio Mano Brown, em vídeo que circula pela intenet.

O rapper conta que conheceu Jocenir na Casa de Detenção de São Paulo, que lhe entregou a letra daquela que viria a ser uma das músicas mais conhecidas dos Racionais e do rap nacional. "Completei a letra e estávamos pronto para gravar a música, fomos atrás do Jocenir para contar pra ele, mas ele não estava mais na Casa de Detenção. Aí ficamos sabendo que ele estava em Avaré. Fomos atrás dele em Avaré para contar a novidade e ele quase não acreditou", falou Mano Brown.

Tempos depois, já em liberdade, Jocenir escreveu o livro "Diário De Um Detento", nome homônimo a música de sucesso, em que conta a sua prisão e a rotina das prisões nas cadeias públicas de Barueri e Osasco e os presídios Casa de Detenção e P1 de Avaré. O livro levou Jocenir a conceder entrevistas para Jô Soares e Marília Gabriela. 

O rap, lançado em 1997 no disco "Sobrevivendo no Inferno", alavancou a carreira do grupo e certamente pertence ao time das músicas brasileiras que marcaram época. A letra, um épico deslumbrante, com imagens fortes e uma poética única ("ratatá, mais um metrô vai passar"), que envolve denúncia, coração, crônica e arrojo ("tic-tac, ainda é 9h40, o relógio na cadeia anda em câmera lenta"), já foi cantada por manos, minas e "playbas", que sabiam de cor refrão por refrão, e impulsionou o movimento rap, exportando-o para fora da "perifa".

No livro "Diário de um Detento", Jocenir refreia a sua semântica assombrosa e parte para uma narrativa simples, didática, com começo, meio e fim, apontando as inúmeras falhas do sistema e navegando em torno do estresse que imprime a vida na cadeia.

CONFIRA O VÍDEO EM QUE MANO BROWN FALA SOBRE A PARCERIA COM JOCENIR E SOBRE AVARÉ:

 

Compartilhar:
Veja Também