Assistidos da Colônia Fraternidade e UNA passarão por triagem odontológica

Assistidos da Colônia Fraternidade e UNA passarão por triagem odontológica

legenda: ONG Turma do Bem esclarece que neste primeiro momento serão atendidas somente crianças de duas entidades assistenciais, portanto, se trata de uma triagem na modalidade fechada

A Turma do Bem (TdB), maior rede de dentistas voluntários especializados do mundo e que estará realizando a Mega Triagem Odontológica no dia 15 de maio de 2025, em todo o Brasil, enviou nota ao O VICTORIANO esclarecendo que, neste primeiro momento, a avaliação de crianças para tratamento odontológico gratuito será na modalidade fechada, exclusivamente para crianças assistidas pelas entidades Colônia Espírita Fraternidade e União Negra Avareense.

“Quanto ao evento MEGA TRIAGEM é de urgência fazer algumas alterações na reportagem - a triagem na nossa cidade será na modalidade FECHADA, assim como está descrito no site megatriagem.tdb.org.br, ou seja, ela é delimitada para um grupo específico de crianças. Neste ano será triado as crianças da Colônia Espírita Fraternidade e União Negra Avareense.

Com essas alterações, mantemos nossa cidade informada que há uma ONG séria que atua aqui, que existe há mais de 23 anos, e que está lutando para que um dia faça uma triagem aberta para toda a população de 11 a 17 anos. Entretanto, temos que alcançar um número maior de dentistas voluntários na cidade de Avaré”, diz a nota.

O EVENTO

O evento, que ocorrerá simultaneamente em mais de 100 cidades de diferentes estados, tem como objetivo identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.

A expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam direcionados para tratamento. As seleções terão acompanhamento odontológico gratuito até atingirem a maioria. "É sempre muito inspirador ver nossos dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que tanto precisam. Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar por um tratamento ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, que nós nos comprometemos em mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens", afirma Dr. Fabio Bibancos, presidente voluntário e fundador da TdB.

Para participar, os jovens deverão ter entre 11 e 17 anos, serem acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Durante a ação os participantes serão avaliados por um dentista voluntário através de um exame visual não invasivo, nenhuma informação registrada sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente será oferecida, além de ser oferecido um kit de higiene bucal. Em algumas cidades, o programa "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante" da Colgate será apresentado com atividades de educação e distribuição de kits de higiene bucal externos para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.

Desde 2021, a Colgate é parceira da Turma do Bem em diversas iniciativas, incluindo ações com foco em comunidades regionais. Um dos destaques dessa parceria foi a Mega Triagem de 2024, que beneficiou mais de cinco mil jovens. Além disso, desde 1994, a Colgate como iniciativa de ESG desenvolve o programa "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante", que já impactou mais de 20 milhões de crianças com materiais educativos e distribuição de kits de higiene bucal.

Para participar, o público pode consultar as cidades confirmadas e o endereço de cada ação no site oficial da Mega Triagem (megatriagem.tdb.org.br). Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem enviará uma carta de aprovação aos jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações possíveis.

Turma do Bem

A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que trabalham em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que sofreram a dentição afetada. Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.

Mais Informações

Castro Nice

Nice@circularcomunicacao.com

(11) 11 99492-8473

Compartilhar:
Veja Também