Arquitetura UNEDUVALE desenvolve projetos arquitetônicos sociais

Arquitetura UNEDUVALE desenvolve projetos arquitetônicos sociais

legenda: Iniciativa funciona como um escritório modelo conectando os alunos à prática profissional e às demandas reais da comunidade.

Fonte da Foto: Assessoria

Este semestre, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) se destacaram pela atuação em projetos sociais desenvolvidos por meio do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU) que funciona como um escritório modelo conectando os alunos à prática profissional e às demandas reais da comunidade.

Um desses projetos foi feito pelas alunas Gabrielle Aparecida Barbosa Rossetto e Gabriely Cristina Wilhelms que reestruturaram a sede do Instituto Tropical (organização de Avaré que utiliza o futebol para a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social) com base nas solicitações da entidade, nas necessidades da equipe, nas visitas técnicas ao local e nos estudos arquitetônicos. Ao final, elas entregaram o projeto completo com toda a parte executiva, elétrica, de marcenaria com móveis planejados, de fachada e renders realistas dos ambientes (fachada, escritório, banheiro e loja). A proposta foi encaminhada ao Instituto que pretende iniciar a execução da obra com mão de obra própria. Para as futuras arquitetas, a experiência foi transformadora: “Nos conectamos com a realidade de outras pessoas e entendemos como o espaço físico pode impactar a vida de uma comunidade. Projetos como esse mostram como a arquitetura pode ser uma ferramenta de transformação social”.

 “Esse projeto é um exemplo do que o NAU se propõe a fazer: captar demandas reais, oferecer soluções acessíveis e formar arquitetos conscientes do seu papel social. Estamos abertos a parcerias que queiram transformar espaços e vidas junto conosco”, ressaltou João Felipe Lança, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNEDUVALE.

Outro trabalho de grande sensibilidade e criatividade foi o do aluno Matheus Augusto Almeida da Silva que desenvolveu um projeto para a Biblioteca Municipal “Francisco Rodrigues dos Santos” localizada no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC). O objetivo foi requalificar o espaço, torná-lo mais acolhedor e representativo e despertar a magia da literatura. Apaixonado por livros, Matheus descreve o projeto como um presente pessoal. “Poder dar ao espaço tudo aquilo que ele merece está sendo único! Acho que é uma boa forma de honrar toda a magia, força e poder que são abrigados ali. O conhecimento obtido durante o processo foi ímpar e aprendi na prática como é se relacionar com um cliente real”.

O projeto já entregue e aprovado foi elaborado com base em um plano de necessidades previamente. Os próximos passos incluem o detalhamento técnico e a análise patológica do prédio. Inspirado nas cores da escola de arte Bauhaus e no universo estético do filme La La Land, o projeto combina elementos da arquitetura moderna com o simbolismo das cores oferecendo uma nova experiência aos visitantes. Cada ambiente é guiado por uma paleta cromática que remete à diferentes realidades como forma de traduzir o poder da literatura de transportar os leitores para outros mundos. “As cores representam a loucura e a magia de sonhar através da literatura”, explica Matheus. A área infantil, por exemplo, integra teatro, cinema e literatura em um espaço lúdico, colorido e envolvente.

Com iniciativas como essas, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNEDUVALE consolidam seu compromisso com a formação cidadã e com o uso da arquitetura como ferramenta de transformação social.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também