AREA promove workshop de políticas públicas

AREA promove workshop de políticas públicas

legenda: Formação e funcionamento de conselhos municipais estão na pauta do evento

Fonte da Foto: Internet

Um assunto que deverá ser muito discutido nas próximas semanas em Avaré, principalmente entre Câmara de Vereadores e Prefeitura, são os conselhos municipais, como são formados e quais suas reais obrigações dentro de uma administração pública.

Visando contribuir para uma boa e sadia discussão, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Avaré (AREA) promove nos dias 5 e 6 de maio, sexta e sábado próximos, o 2º Workshop de Políticas Públicas com o tema “A gestão participativa nas Políticas Públicas e os Conselhos Municipais”.

O evento tem como público alvo profissionais da área tecnológica, estudantes da área tecnológica, gestores públicos municipais das múltiplas secretarias relacionadas ao tema do desenvolvimento local, membros dos conselhos, sociedade civil organizada e público em geral.

Nos dois dias de workshop os participantes irão: conhecer e entender a necessidade do Plano de Mobilidade Urbana exigido das cidades com mais de 20 mil habitantes; conhecer e discutir o Plano Diretor, seus desafios e suas polêmicas; saberão sobre a trajetória histórica de criação dos conselhos; a correlação entre Conselhos Participativos e qualidade democrática; o potencial dos Conselhos Participativos para o desenvolvimento local; e ainda verão um breve panorama e mapa funcional das diversas modalidades de  Conselhos Participativos.

COMO PARTICIPAR

Os interessados em participar do workshop devem se inscrever no site da AREA: www.area.org.br São apenas 100 vagas e os participantes terão direito a certificado (para isso tem que estar presente nos dois dias). Informações: (14) 3732-4688 / (14) 9.8149-7591 whats  comunicacao@area.org.br. A sede da AREA fica na Rua dos Engenheiros, 26, Alto da Colina.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/05/2017 (sexta-feira)

18h30 - Credenciamento

19h00 - Abertura

19h05 - Apresentação Institucional Mútua – SP

19h30 - Os Benefícios do Plano de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento das cidades. Palestrante: Eng. Civil Vicente Ferraudo

20h30 - O Plano Diretor e as Polêmicas Urbanas. Palestrantes: Ângela Golin (arquiteta) e Silmara Rodrigues (advogada)

21h30 - Discussões

22h00 - Encerramento

Dia 06/05/2017 (sábado)

8h00 - Abertura

8h30 - A Democracia Participativa e a Formação dos Conselhos  Municipais. Palestrante: Professora Doutora Vera Alves Cepêda (UFSCAR)

12h30 – Encerramento

Palestrantes do II Workshop de Políticas Públicas

VICENTE SILVIO FERRAUDO, Engenheiro Civil, Escola de Engenharia Dom Pedro II – São José do Rio Preto (1992) com curso dirigido pela consultoria em trânsito e transporte urbano NCA (1993) pela prefeitura de Botucatu, especialista em MBA pela UNIFAC/Fundação Getúlio Vargas (2000), Especialista em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela UNINTER (2013), Cursando a Especialização em Planejamento e Gestão de Trânsito – UNICESUMAR (2017). Atuou como Engenheiro de Trânsito, Diretor de Departamento e Secretario de Habitação e Mobilidade Urbana na cidade de Botucatu por 15 anos nos períodos de (1993-2000) e (2009-2015), Atuou com Engenheiro de trânsito nas Empresas do Grupo BRAS-HIDRO/BOMSINAL e Engenheiro Residente na Hípica Residencial no período de (2001-2008), atualmente é consultor em planejamento nas áreas de mobilidade urbana e Imobiliária (2013-Até), sócio proprietário da empresa HABITES-Imóveis.

ANGELA GOLIN, Arquiteta e Urbanista, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979). Participação na discussão e elaboração do Plano Diretor de Avaré e nos Planos Setoriais de Trânsito, Turismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente. Participa de vários Conselhos Municipais de Políticas Públicas. Experiência profissional na elaboração de Estudo de Impacto de Vizinhança e Laudos Urbanísticos, atua como profissional autônoma.

SILMARA RODRIGUES, Advogada graduada em Direito pela Faculdade Sudoeste Paulista - Avaré (2009), militante nas áreas de Direito Ambiental, Urbanístico e Civil.  Atuação administrativa em Licenciamento Ambiental e saneamento de passivos ambientais e urbanísticos. Experiência em Políticas Públicas, especialmente em processos participativos como Planos Diretores e  Estudos de Impacto de Vizinhança. Participou dos Planos Diretores de Avaré de Fartura e de Piraju; Integrante de equipe técnica responsável pela elaboração de Estudos de Impacto de Vizinhança(EIV/RIV). Participação em vários Conselhos Municipais: Plano Diretor de Avaré (2011/2015); COMDEMA - Meio Ambiente de Avaré (2008/2015) (2016/2017); CMPC  Práticas Culturais de Avaré (2017); COMTUR - Turismo de Avaré (2017). Atividades Filantrópicas e Sociais:  Presidente da Comissão de Serviços Humanitários do Rotary Club Avaré Jurumirim.

VERA CEPEDA, graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado e doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo (1998; 2004) e pós-doutorado em ciência política pelo IESP/UERJ (2016). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar na graduação, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGPol) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro, em especial nos temas das interpretações sobre o Brasil, na atuação de instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento e nas construções teóricas ligadas à ação e capacidades do Estado em contexto periférico. Pesquisa também o processo de construção e os resultados de políticas públicas para inclusão social e equidade em período recente

Compartilhar:
Veja Também