Alunos de Avaré são premiados em olimpíada nacional que fomenta a ciência

Alunos de Avaré são premiados em olimpíada nacional que fomenta a ciência

legenda: Estudantes de três escolas municipais disputaram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Brasileira de Foguetes

Fonte da Foto: Secom

Alunos da Rede Municipal de Ensino receberam certificado e medalhas pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

A cerimônia de premiação foi realizada na manhã de terça-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Avaré.

Escolas públicas e privadas de todo o país participam das olimpíadas realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e pelo Governo Federal.

A competição incentiva o interesse dos jovens pela física, engenharia e outras áreas relacionadas à aeronáutica.

Premiação

Avaré foi representada por alunos de 6 a 10 anos das escolas municipais Evani Battochio Casolato, Moacyr Parise Correia e Fausto dos Santos Rodrigues.

Eles conquistaram 10 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de bronze na OBA. Já o resultado da OBAFOG foi o seguinte: 7 medalhas de ouro, 42 de prata e 14 de bronze, totalizando 92 medalhas.

O prefeito Roberto Araujo e o secretário César Augusto de Oliveira, titular da Educação, prestigiaram a premiação, incentivando e valorizando os alunos e a educação de Avaré.

A solenidade também contou com a presença de professores, vereadores, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação.

Construindo foguetes

 

A missão dos alunos foi construir e lançar foguetes o mais distante possível. "A ideia é fomentar a ciência e estimular o trabalho em equipe", explica o supervisor de Ensino Anderson Bacciotti, coordenador do projeto.

A iniciativa começou no primeiro semestre, com aulas teóricas e aplicação de prova sobre o tema. Já a parte prática foi realizada em maio no Campo Municipal, também sob a coordenação do supervisor.

Os alunos testaram o alcance dos foguetes construídos por eles próprios, garantindo aos participantes uma experiência prática com os conceitos de física e engenharia.

Os resultados foram enviados para a organização da OBAFOG, que posteriormente faz o encaminhamento das medalhas conforme o desempenho das escolas.

 

 

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também