Alunos da Eduvale estagiam na 7ª Exposição Estadual do GIR Leiteiro

Alunos da Eduvale estagiam na 7ª Exposição Estadual do GIR Leiteiro

legenda: Evento acontece no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel em Avaré/SP.

Fonte da Foto: Assessoria

Entre os dias 01 e 09 de dezembro 2023, equipes de alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Faculdade Eduvale de Avaré estagiam na 7ª Exposição Estadual do GIR Leiteiro que acontece no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel em Avaré/SP.

O evento faz parte do Ranking Nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). A programação conta com uma série de concursos leiteiros e julgamentos.

O evento recebe 20 expositores que concorrem com mais de 100 animais em pistas de julgamentos e 23 animais no concurso leiteiro nas categorias fêmea jovem (até 36 meses), vaca jovem (de 36 a 48 meses) e vaca adulta (acima de 48 meses).

Os universitários da Eduvale são responsáveis pela fiscalização 24 horas dos animais da exposição e durante os três turnos (manhã, tarde e noite) verificaram se os exemplares inscritos estão em condições igualitárias e sem o uso de medicamentos irregulares que podem induzir o aumento da produção leiteira.  

Eles também acompanham os métodos de administração de medicamentos, banhos e a rotina geral do torneio. De acordo com a Dra. Laíza Sartori (coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale), a importância do estágio na exposição consiste em colocar em prática os conhecimentos vistos em sala de aula, criar rede de contato com criadores e ainda desenvolver o espírito de liderança e de responsabilidade.

O leque de atuação do agrônomo é muito grande e uma das possíveis atuações é no ramo agropecuário. A importância deste estágio é ver na prática como funciona o ramo leiteiro”, ressaltou o Dr. Marcio Lanza (coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale.

 Sandro Medroni, coordenador do curso de Zootecnia da Eduvale, disse: “Nesse estágio, os zootecnistas conseguem observar na prática vários itens estudados como manejo leiteiro, abordagem e condução dos animais e o bem-estar que envolve diversas questões como alimentação, conforto térmico, higiene, condições das instalações, antiestresse, entre outras”.

 

Compartilhar:
Veja Também