Águas de Santa Bárbara convida para o Dia do Rio Pardo

Águas de Santa Bárbara convida para o Dia do Rio Pardo

legenda: No domingo Estância se une em defesa do seu rio ameaçado

Fonte da Foto: Arquivo Gesiel Jr.

Neste domingo, 26 de março, será comemorado em Águas de Santa Bárbara o Dia do Rio Pardo, evento organizado pela Organização Rio Pardo Vivo com apoio da Prefeitura local. Entre 8h e 17h atividades simultâneas vão ocorrer no Balneário Municipal, onde haverá exposições diversas e manifesto em defesa do rio e sua biodiversidade, que sofrem graves ameaças pela construção em andamento de uma pequena hidrelétrica, nas imediações da área urbana, obra que põe em risco o meio ambiente pelo extenso desmatamento já feito nas margens do Pardo.

“A presença da população santabarbarense e dos moradores das cidades vizinhas vai ser importante para mostrar ao governo Alckmin nosso descontentamento pelo atentado que o Estado comete contra o Rio Pardo, através da construção de usinas desnecessárias”, declaram os organizadores.

Abrindo os trabalhos, às 9h, o presidente da ONG Rio Pardo Vivo, Luiz Carlos Cavalchuki, fará palestra sobre a importância do Rio Pardo e a necessidade de defendê-lo como bem natural da região. Em seguida, serão apresentados trabalhos sobre o tema pelos alunos das escolas locais. Às 9h30 está prevista a 1ª Descida de Rafting, a largada da Corrida de Bóia Cross, às margens do Balneário e o plantio de mudas nativas APP do Rio Pardo.

Às 11h, Luiz Salaro, professor da ETEC de Santa Cruz do Rio Pardo, fará palestra temática, seguida de distribuição de lanches para as crianças e apresentação do grupo Bona Música. Depois, haverá Dança Circular e Contos do Rio Pardo.

Às 13h acontece a premiação do Boia Cross e às 14h haverá a 2ª Descida de Rafting, mesmo horário da palestra do professor Edson Pirolli, vice-reitor da Unesp/Ourinhos. Em seguida a Banda Black Pearl fará a animação do ambiente. Já às 16h a programação prevê Cosplay com Super Heróis. No encerramento, às 17h, o Rio Pardo vai ser presenteado com a soltura de peixes em suas águas.

Durante o domingo todo vão ser coletadas assinaturas num quiosque para reivindicações em defesa do rio, serão distribuídas mudas nativas aos interessados e haverá venda de camisetas do Manifesto pelo Rio Pardo Vivo.

Outras informações do evento podem ser obtidas pelo telefone (14) 996862262.

Compartilhar:
Veja Também