Adestradores e cães de Avaré participam de Encontro Cinotécnico da CRN

Adestradores e cães de Avaré participam de Encontro Cinotécnico da CRN

legenda: Evento, que ocorre mensalmente na região noroeste, busca padronizar o trabalho realizado nos canis das unidades

Fonte da Foto: Assessoria CRN

Com objetivo de padronizar o trabalho realizado nos canis, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) promoveu, na semana passada, o 9º Encontro Cinotécnico da CRN. Realizado no canil da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, o evento contou com a participação de 19 adestradores e nove cães das raças pastor alemão e belga de mailinois.

O treinamento é baseado em cinotecnia, uma técnica usada no preparo dos animais para desempenhar tarefas específicas, como detecção de drogas e explosivos, guarda e proteção do perímetro prisional, captura e imobilização de suspeitos, controle de tumultos, entre outras ações.  

Com intuito de alinhar a forma de atuação dos cães nos presídios, o evento, organizado pelo cinotécnico responsável pelo canil da Penitenciária I de Pirajuí, Carlos Eduardo Morgado, contou com aulas teóricas e práticas.

GUARDA E PROTEÇÃO

A atividade abordou, entre as técnicas, a avaliação de guarda e proteção. “A ideia é ter um padrão desse recurso na Coordenadoria. A prova tem como base avaliar o temperamento do cão, visto que ele é submetido a situações de risco e tem que demonstrar coragem e força para resolver os problemas que o dia a dia da profissão requer”, explica Morgado.

No treinamento, o cão deve latir e cessar o latido, morder e soltar, tudo sob o comando do condutor. “São simuladas situações reais, tais como uma pessoa partindo, com agressividade, para cima do cão e do condutor. O animal deve morder e imobilizar o agressor até que o guia dê o comando para soltar. No contexto, são colocadas barreiras físicas e o cão deve passar por cima ou por baixo, de acordo com o propósito, e alcançar a pessoa a ser imobilizada, entre outras situações”, finaliza o cinotécnico.   

TREINADORES

Estiveram no evento treinadores que atuam em canis de oito unidades prisionais localizadas nas cidades de Avanhandava, Avaré, Balbinos, Pirajuí, Taiúva, Ribeirão Preto e Serra Azul, bom como um adestrador que atualmente trabalha na Penitenciária II “Sgto. PM Antonio Luiz de Souza”, de Reginópolis.

FONTE: MARCUS LIBORIO - CRN

Compartilhar:
Veja Também