Adestradores de presídios participam de curso de primeiros socorros para cães

Adestradores de presídios participam de curso de primeiros socorros para cães

legenda: Funcionários que atuam em canis de presídios da região noroeste receberam orientações básicas em ação com faculdade

Fonte da Foto: Assessoria CRN

Adestradores que atuam nos canis dos presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) participaram de um minicurso de primeiros socorros e emergências para cães. O treinamento, realizado no último dia 14, foi ministrado por docentes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale de Avaré e contou com a presença de 19 servidores.

A ação buscou orientar os funcionários sobre os temas mais relevantes do dia a dia com os cães de trabalho. Na parte teórica, foram abordados manejo de feridas e hemorragias, convulsões, exaustão (insolação ou desidratação), fluidoterapia, ingestão de entorpecentes, torção gástrica, ressuscitação e primeiros cuidados, picadas de animais peçonhentos e intoxicação por plantas e venenos.

No módulo prático, os participantes receberam orientações em relação à semiologia e avaliação dos sinais vitais do animal, vias de administração de medicamentos, talas e bandagens, além de suturas.

CÃES DE ALUNOS

Cinotécnico responsável pelo canil da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, Carlos Eduardo Morgado explica que as aulas práticas foram realizadas em três cães, dois da raça pit bull e um border collie, que pertencem a alunos da faculdade.

“O treinamento foi ministrado pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária e docentes da instituição. Os alunos participaram na confecção das apostilas”, detalha Morgado.

Ele pontua que o minicurso ocorreu por intermédio do diretor da Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré, Joel Lopes da Silva, e dos responsáveis pelo canil da unidade.

Participaram do treinamento, ainda, adestradores da Penitenciária I “Dr. Paulo Luciano de Campos” de Avaré; da Penitenciária II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos, das penitenciárias Masculina de Ribeirão Preto e PI de Serra Azul, da PI de Pirajuí e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também