7º Festival de Choro de Avaré será nos dias 17 e 18

7º Festival de Choro de Avaré será nos dias 17 e 18

legenda: Evento traz shows, oficina e tradicionais rodas do gênero

Fonte da Foto: Divulgação

O Clube do Choro de Avaré realiza nos dias 17 e 18 de novembro, a 7ª edição do seu Festival de Choro, que acontecerá em sua sede, na Rua Voluntários de Avaré nº 1449.

No dia 17 estão programadas a apresentação de Vitor Casagrande Trio às 20h e a tradicional roda de choro ao final, às 21h30. Formado por Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor) Guilherme Girardi (violão) e Rafael Toledo (percussão), o trio passeia por diversos ritmos como choro, polca, valsa, frevo e tango com muita liberdade e expressividade. Nesse show, além das músicas autorais do bandolinista, também estarão presentes nomes como Pixinguinha, Carlos Gardel, Chico Buarque e do violonista Guilherme Girardi.

No dia 18 acontece às 15h a Oficina de Prática de Choro com Luizinho 7 Cordas, que dispensa apresentações. O músico Luizinho 7 cordas tem uma longa relação com o chorinho. Conheceu o gênero musical aos 5 anos de idade, assistindo aos ensaios da roda de samba e choro em que seu pai tocava. Ouvia os grandes nomes do estilo, como Altamiro Carrilho e Abel Ferreira, e como músico profissional teve a chance de tocar ao lado de outro ídolo, Waldir Azevedo.

Professor de música do Espaço Uirapuru em São Paulo, Luizinho explica que o chorinho é um gênero complexo, que precisa ser estudado para ser bem executado. Mas o professor alerta: quem começa a conhecer o chorinho se apaixona.

Luizinho ainda aproveita para rebater críticas de que o choro seria um estilo antigo ou “música de velho”. Segundo o professor, “música só se trata de duas formas: ou é boa ou é ruim".

A programação segue com a apresentação do músico Alexandre Ribeiro, às 20h. Alexandre Ribeiro já tem bagagem de sobra. Participou de concertos com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no Festival de Inverno de Campos do Jordão e Festival de música Colonial de Juiz de Fora. Como instrumentista de música popular brasileira se apresentou ao lado de músicos como o violonista Luizinho 7 cordas, o grupo Isaias e Seus Chorões , Paulo Moura, Aldir Blanc , as cantoras Dona Inah , Consuelo de Paula, o cantor Luis Carlos da Vila e outros. Participou de gravações ao lado dos músicos Aleh Ferreira, Alessandro Penezzi, Zé Barbeiro, Paulo César Pinheiro e Banda Mantiqueira. O encerramento será com mais uma roda de choro, às 21h30.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também