Seu Elias completaria 94 anos hoje, 11 de janeiro

Seu Elias completaria 94 anos hoje, 11 de janeiro

legenda: Elias de Almeida Ward, figura polivalente, cuja lembrança desponta por ser referencial para quem atua na mídia e na área desportiva da região

Fonte da Foto: Gesiel Júnior

Por Gesiel Júnior

Ele não apenas anunciou os grandes fatos do século XX em Avaré como também foi o artífice de notáveis realizações. Se estivesse fisicamente entre nós, neste 11 de janeiro festejaríamos os seus 94 anos de idade. Evocamos assim a iluminada memória do jornalista Elias de Almeida Ward, figura polivalente, cuja lembrança desponta por ser referencial para quem atua na mídia e na área desportiva da região.

Descendente de árabes pelo tronco paterno – o que mostra a sua habilidade no meio contábil - Elias era neto do combativo Chico de Almeida, dono de jornais num tempo em que a cidade experimentava intensa animosidade política. Verteu, portanto, em seu sangue ardente paixão pela escrita e pela locução.

Nascido nesta data em 1925, o primogênito da professora Adalgiza de Almeida e do negociante libanês Hani Ward aprendeu as primeiras letras no Grupo Escolar Matilde Vieira e, em seguida, integrou as turmas iniciais do curso de Contador da chamada “Escola do Padre”, o antigo Instituto Comercial Sedes Sapientiae.

Aos 21 anos, em 1946, quando já se destacava como atleta, Elias inovou ao organizar, sem interrupções, uma prova anual de pedestrianismo hoje legendária: a Corrida de São Silvestre, o mais tradicional evento do esporte avareense.

Dono de consonante voz, o jovem talentoso inscreveu seu nome na história da imprensa falada ao fazer parte do grupo pioneiro de locutores da primeira emissora da cidade, a Rádio Avaré.

Profissionalmente, contudo, Elias teve diversificado currículo, pois atuou com êxito nas áreas bancária e administrativa, tendo assessorado importantes empresas, como a Mercedes Benz até aposentar-se no gabinete do Executivo local.

Compartilhou sua vida por mais de 60 anos com a esposa Marília Pires, sua inseparável esposa e companheira na apresentação de espetáculos de gala. Dessa bela união brotaram três filhos: Marília, Marina e Marco Antônio, os quais lhes deram oito netos e quatro bisnetos.

Mentor de grandes eventos

Além de ter idealizado e pessoalmente organizado 66 edições da prova de São Silvestre no município, Elias cooperou na promoção da corrida “O Operário”, dos Jogos Abertos da Alta Sorocabana em 1951 e dos Jogos Regionais realizados em Avaré nos anos de 1980, 1998 e em 2012, quando acendeu a pira olímpica.

Mas não é só. O respeitado radialista motivou também a realização de dois eventos marcantes na nossa história recente: a Emapa (Exposição Municipal Agropecuária de Avaré, por ele sugerida formalmente, mas concretizada graças à união de pecuaristas e apoio da prefeitura desde 1965) e o Frempa - Festival Regional da Música Popular, patrocinado pela Rádio Avaré e que precedeu, no início dos anos 1970, à realização da consagrada Fampop.

Testemunha da história

Adido de prefeitos, por mais de 40 anos Elias cobriu as sessões da Câmara Municipal, ao mesmo tempo em que irradiava competições esportivas, tendo assim testemunhado os episódios transformadores do município em estância turística.

Poucas pessoas tiveram, como ele, o privilégio de conhecer de perto figuras influentes do cenário nacional. No rádio entrevistou Cornélio Pires, Mazzaropi, Francisco Alves, Garrincha, Angela Maria, Roberto Carlos e Elis Regina.

Mestre de cerimônias, Elias recepcionou lideranças expressivas como Plínio Salgado, Eduardo Gomes, Adhemar de Barros, Carlos Lacerda, Jânio Quadros, Ulysses Guimarães, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.

Em junho de 2016, a Prefeitura deu o nome de Auditório Elias de Almeida Ward ao grande espaço, com 220 lugares, no Centro Cultural Esther Pires Novaes, onde atualmente ocorrem apresentações artísticas e são realizadas conferências.

Por isso tudo, graças à atuação sábia e profética de Elias Ward, o esporte e os meios de comunicação social tem hoje no digno exemplo desse notável jornalista, o rumo seguro para firmarem seus compromissos de maneira respeitável, solidária e eficiente.

Compartilhar:
Veja Também