Secretaria da Cultura promove a Semana do Folclore

Secretaria da Cultura promove a Semana do Folclore

legenda: Dentre as atrações, a apresentação do boi-de-mamão no bosque da CAIC

Fonte da Foto: Divulgação

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, a Secretaria Municipal da Cultura organiza na Biblioteca Professor Francisco Rodrigues dos Santos, na Central Avareense de Integração Cultural (CAIC), a tradicional Semana do Folclore, que prevê atividades lúdicas envolvendo principalmente os alunos da rede de ensino loca.

Na programação deste ano haverá nos dias 28, 29 e 31 de agosto a exibição do curta-metragem “Juro que Vi”, que conta as histórias de personagens do folclore brasileiros, tais como o saci, a Iara e o curupira, para alunos de 6 a 9 anos, na Sala Herculano Pires. 

Na manhã do dia do encerramento, 1º de setembro, a Biblioteca receberá visitas monitoradas de grupos de estudantes da rede municipal, os quais participarão de brincadeiras típicas. As atividades vão contar com apoio de professores e alunos do curso de Eventos do Instituto Federal e serão desenvolvidas no bosque da CAIC, em dois horários na manhã da próxima quinta-feira: às 8h e às 9h.

Boi-de-mamão

A novidade da Semana do Folclore 2017 será a apresentação do espetáculo “O boi-de-mamão” pelos alunos da Escola Rudolf Lanz, os quais, convidados, aceitaram participar do evento.
 

Segundo a professora Neli Franzolin, diretora da escola convidada, o boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre em Santa Catarina, sendo encenado principalmente no litoral do estado. “Com origem nas brincadeiras com o boi feita nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina, por volta de 1840. Inicialmente era chamado de boi-de-pano. Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino”, explica.
 

Com uma hora de duração o “boi de mamão” será encenado ao público em geral, no bosque da CAIC, na quarta-feira, dia 30, em dois horários: às 9h e às 14h.

Compartilhar:
Veja Também