Seca afeta represa em Avaré e deixa outros 10 municípios em alerta

Seca afeta represa em Avaré e deixa outros 10 municípios em alerta

legenda: A concessionária responsável pela administração do local, a CTG Brasil, é um braço da multinacional chinesa, China Three Gorges

Fonte da Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM

Mais de dez municípios na região de Avaré, interior de São Paulo, vivem uma situação de alerta devido a seca na represa de Jurumirim. Os níveis das águas estão cada vez mais baixos e a população permanece amargando com prejuízos incalculáveis.

A concessionária responsável pela administração do local, a CTG Brasil, é um braço da multinacional chinesa, China Three Gorges. Segundo os habitantes, ela não toma conhecimento da situação alarmante das cidades que dependem da represa para sobreviver.

O proprietário de um resort às margens da Jurumirim, José Carlos Camargo, diz que vários setores estão sendo afetados. “Desde que mudou a empresa que explora a geração de energia elétrica, todos esses municípios – principalmente Avaré – vem sofrendo com esgotamento da represa em níveis que nunca ocorreram antes.”

O assunto já está na Câmara de Vereadores dos municípios da região. O vereador de Avaré, Toninho da Lorsa (PSDB), falou no plenário sobre o cenário preocupante.

“Sobre o nível da represa, realmente precisamos acender um alerta. Passamos por isso à alguns meses, a Jovem Pan teve um papel fundamental nisso relatando reportagens falando do nível da represa. Agora vem o verão, época de usar o turismo da cidade e não dá para ficar com a represa como está.”

Enquanto isso a população se pergunta até quando vai perdurar o descaso e ficaram reféns, tendo sua fonte de renda drasticamente impactada sem que alguma atitude seja tomada.

Rádio Jovem Pan, com informações do repórter Daniel Lian

Compartilhar:
Veja Também