Projeto polêmico envolvendo animais deve ser votado nesta segunda

Projeto polêmico envolvendo animais deve ser votado nesta segunda

legenda: Assunto tem dividido opiniões entre os mais diversos setores do município

Fonte da Foto: Internet

A Câmara de Vereadores tem na pauta da próxima sessão o polêmico projeto de lei 37/2019 que dispõe sobre a regulamentação de práticas esportivas recreativas e culturais equestres, com a participação de animais das espécies equina e bovina. O projeto tem ainda o objetivo de “assegurar o bem-estar animal, no município da Estância Turística de Avaré”.

Desde que a justiça impediu a realização de provas utilizando animais em Avaré, no ano passado, mais especificamente durante evento de responsabilidade da Associação dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a cidade entrou na luta pela derrubada da liminar na tentativa de trazer de volta às promoções quartistas. Assim como existem setores favoráveis aos eventos da ABQM, como a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Avaré (ACIA), existem as entidades protetoras dos animais que insistem na proibição de provas que utilizam animais.

Na audiência pública realizada no último dia 8 de maio, na Câmara Municipal, tanto os defensores da regulamentação das provas como os contrários às suas realizações marcaram presença no Plenário e discutiram por mais de três horas sobre o assunto. Na ocasião ficou claro que o assunto divide a opinião popular, mas após os pronunciamentos também ficou praticamente nítido que o projeto de lei deverá ser aprovado, desde que emendas sejam incluídas com intuito de assegurar o bem-estar animal.

Como se trata de uma questão de grande interesse de parte da população, a expectativa é de que o auditório da Câmara seja tomado por pessoas e instituições favoráveis à regulamentação da lei, como de ativistas favoráveis às causas de animais.

Compartilhar:
Veja Também