Presos do CR participam de evento que oferece ações culturais e exames de saúde

Presos do CR participam de evento que oferece ações culturais e exames de saúde

legenda: Mutirão de serviços no Centro de Ressocialização inclui outros exames de saúde e palestras sobre cidadania e empregabilidade

Fonte da Foto: Assessoria da SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove entre segunda-feira (19) e sexta-feira (23) diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade.

Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer aos presos, durante toda a semana, atendimentos psicológicos, jurídicos e médicos. Estão previstos, por exemplo, exame de eletrocardiograma para avaliar a atividade cardíaca dos internos e teste rápido de hipertensão e glicemia.

O evento inclui, ainda, atividades culturais. Os sentenciados irão encenar uma peça teatral intitulada “Minha Ressocialização” e haverá apresentação musical e sarau. 

A unidade também irá exibir o filme “Nada a Perder 2”, baseado na série de livros escrita pelo jornalista Douglas Tavolaro sobre a vida de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

PALESTRAS 

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, a Jornada engloba, ainda, regularização de documentos e palestras com assuntos variados, como, por exemplo, tecnologias como ferramentas de educação, empregabilidade e discussões envolvendo Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, e os perigos do uso de drogas. 

Na terça-feira (20), às 9h30, será realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade do Centro de Ressocialização de Avaré, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.

Esta será a quarta edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.

BALANÇO

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 47.582 novos documentos: CPF (13.706); RG (18.924); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.459); Título de Eleitor (896); e 10.597 certidões  (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 251 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente no Centro de Ressocialização de Avaré, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 241 Registros Gerias (RGs) e ofertados 2.133 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.

Compartilhar:
Veja Também