Presos de Cerqueira César recriam estádios de futebol em maquetes

Presos de Cerqueira César recriam estádios de futebol em maquetes

legenda: Atividade desenvolvida estimula o senso de planejamento nos reeducandos

Fonte da Foto: Divulgação

A Penitenciária de Cerqueira César promoveu uma ação para incentivar a criatividade dos presos por meio do esporte. É o projeto "Brasileirão - 2019", que consiste na confecção de maquetes de estádios de futebol de times do Estado de São Paulo e participantes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Nos meses de novembro e dezembro, nove reeducandos que cursam o Ensino Médio recriaram, em sala de aula, os estádios do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

“A ação serve como instrumento para o processo de ressocialização dos presos, além de estimular o senso de capacidade e planejamento na execução das atividades”, destaca o diretor da unidade prisional, Carlos Eduardo Zanluchi.

MATERIAL - As miniaturas foram feitas com uso de cartolinas, papeis diversos, papelão, placas de isopor, tintas látex e guache, palitos de sorvete, linha de crochê, plástico, celofane e cola.

Para tanto, os internos foram orientados e supervisionados pelas professoras Thais Santiago Bastos Cruz e Eliana de Cássia Paolone, docentes em exercício na Penitenciária.

“Os custodiados sentiram-se surpresos e satisfeitos com o resultado do trabalho, pois, além da construção das maquetes, foram efetivados estudos acerca dos times em questão”, finaliza Zanluchi.

ARTE NA PRISÃO - Para um dos presos que confeccionou as maquetes, o projeto serve como ferramenta para conhecimento. “Foi bom para o meu aprendizado, pois me permitiu participar de um trabalho em grupo, voltado a um esporte que faz parte da cultura brasileira”, aponta.

“É uma atividade muito importante. Pude desenvolver a arte enquanto preso", destaca outro reeducando.

FONTE: Jornal A Comarca, com informações da Secretaria de Administração Penitenciária

Compartilhar:
Veja Também