Prédio da Câmara de Avaré ganha selo de Instalação Modelo de Sustentabilidade

Prédio da Câmara de Avaré ganha selo de Instalação Modelo de Sustentabilidade

legenda: A sede do Legislativo avareense é um dos pouquíssimos próprios públicos do Estado que segue as diretivas do Programa Município Verde Azul

Fonte da Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Avaré recebeu recentemente o selo de “Instalação Modelo de Sustentabilidade”, por seguir as diretivas do Programa Município Verde Azul, projeto lançado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.

Construído ao longo de oito anos, o prédio da Câmara teve um projeto inovador totalmente voltado à sustentabilidade, desde a elaboração da planta no ano de 2006, na gestão do então presidente Luiz Otávio Clivatti. Embora a obra tenha sofrido atrasos ao longo dos anos, chegando a ser, inclusive, alvo de inúmeras reportagens a nível nacional (foi até assunto no extinto programa CQC, da TV Bandeirantes, apresentado por Danilo Gentili), os trabalhos foram parcialmente concluídos em 2014, na gestão da então presidente Bruna Silvestre, que chegou a promover uma cerimônia de inauguração da nova sede. Entretanto, o prédio só foi liberado para uso em 2016, na presidência do vereador Denílson Ziroldo.

MODELO – O atual prédio da Câmara Municipal de Avaré segue todas as diretivas do Programa Município Vede Azul. As instalações possuem: janelas de vidros grandes para claridade e ventilação internas; lâmpadas LED; forro e pisos de madeira; vasos sanitários acoplados; torneiras automáticas nos banheiros; captação de água da chuva para reuso; paredes com tijolos de vidros; revestimento interno com tijolo sustentável; sensor de presença que aciona e desliga as luzes dos banheiros; jardim para permeabilização da água; mini estação de coleta de recicláveis.

Com a certificação do Selo de Instalação Modelo de Sustentabilidade, a Câmara Municipal de Avaré é um dos pouquíssimos próprios públicos do Estado que seguem as diretivas do Programa Município Verde Azul. 

Uma placa afixada logo no portão de entrada do prédio informa aos frequentadores a conquista obtida pelo Poder Legislativo nessa atual gestão que tem na presidência o vereador Barreto do Mercado (PT). “São apenas seis meses de gestão e estamos conseguindo promover mudanças importantes. Nosso objetivo é popularizar cada vez mais o trabalho da Câmara, aproximando mais o cidadão da Casa de Leis, abrindo as portas para a plena participação popular”, destacou Barreto.

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também