Poupatempo recebe Exposição de Poesias de integrantes do Centro Literário

Poupatempo recebe Exposição de Poesias de integrantes do Centro Literário

legenda: Centro Literário Anita Ferreira De Maria é formado por poetas, poetisas e amantes da poesia que se reúnem uma vez por mês

Fonte da Foto: Divulgação

O Poupatempo de Avaré recebe até o dia 29 de fevereiro a Exposição de Poesias do Centro Literário Anita Ferreira De Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Centro Literário é formado por poetas, poetisas e amantes da poesia que se reúnem uma vez por mês no Centro Cultural Esther Pires Novaes. O próximo encontro está agendado para o dia 20 de fevereiro, às 19h.

Leva o nome na maior poetisa e mulher mais influente de Avaré no século vinte, que também dá nome ao Museu Municipal. O nome Anita, em Avaré, é o mais perfeito sinônimo para poesia. Há exatamente duas décadas os versos de nossa consagrada poeta cessaram de fluir de sua mente criativa, pois o seu coração inflamado parou de palpitar na primavera de 1990.

A obra dessa avareense notável, entretanto, resiste por ter sido lavrada em meio aos verdes cafezais. E porque floresceu nas páginas da literatura paulista descrita inteiramente como Anita Ferreira De Maria.

Nascida há mais de um século, a premiada autora tornou-se símbolo da mulher forte e vibrante ao conseguir romper alegremente estruturas e costumes de uma sociedade machista. E mais: Anita inovou pela sua expressiva maneira de falar, de compor, de agir e de se vestir.

Em vida, Anita publicou nove livros, a começar por “Ânfora de Sonhos” e “Azul Noturno” nos quais suas poesias comoveram tantos leitores.

Depois reuniu crônicas em “Momento Musical”, cuja ilustração de capa foi feita especialmente pela pintora Djanira, sua particular amiga.

“Com uma Rosa na Mão”, editado em 1959, conferiu a Anita uma láurea internacional: o prêmio do Pen Club, instituição que congrega escritores do mundo inteiro, com sede em Londres.

Sua antologia poética “Sempre é Tempo de Rosas”, de 1961, serviu de tese de pós-graduação para o pesquisador avareense Ubirajara Araújo Moreira, na Universidade Católica do Paraná.

Publicou ainda o “Livro de Anita”, obra autobiográfica, além do jogral “Avaré em Dois Tempos” e das coletâneas “Sinfonia em Dor Maior” e “Mansarda de Boêmios”, volumes de poemas e crônicas.

Eleita para a Academia Piracicabana de Letras, Anita fez parte também da Sociedade Brasileira de Geografia e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. E por mais de 10 anos presidiu a Comissão Municipal de Cultura.

Jornalista profissional, atuou como correspondente da “Folha de S. Paulo” entre as décadas de 50 e 70. Colaborou como cronista do jornal “O Avaré” e de outras publicações da época.

Vale a pena prestigiar essa exposição no Poupatempo de Avaré, que está localizado na Avenida Major Rangel nº 1.800, no centro.

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também