Lar São Vicente de Paulo aprimora suas instalações para melhor acolher idosos

Lar São Vicente de Paulo aprimora suas instalações para melhor acolher idosos

legenda: Com pouca ajuda oficial, mais antiga entidade assistencial de Avaré luta para qualificar atendimento

Fonte da Foto: Gesiel Júnior

Gesiel Júnior
 

Pioneira dentre as instituições assistenciais da cidade, o Lar São Vicente de Paulo vem investindo criteriosamente na humanização do atendimento a seus assistidos com obras básicas, apesar do insuficiente apoio das três esferas governamentais. 

Oficialmente criado em 1926 como asilo de pobres e desamparados, a entidade funcionou como hospital a partir de 1907, graças ao empenho do jornalista Maneco Dionísio, fundador das conferências vicentinas na região.

Hoje o seu prédio centenário passa por obras de modernização. Os salões da entrada e da TV estão modernizados, assim como a ala feminina com seus quatro amplos dormitórios e o conjunto de banheiros e sanitários, todos adaptados para a convivência de dez idosas. 

A próxima fase prevê a reforma da ala masculina e, em seguida, a meta é instalar uma cozinha industrial, cujo projeto já está pronto, revela o corretor Leodegar Conforti Cruz, o Gai, que voluntariamente preside o Lar.

Gai diz que as verbas repassadas pelos governos não cobrem as despesas da casa. “A verdade é que os políticos não ajudam os velhinhos porque eles não votam. Então o caminho é apelar à comunidade e à iniciativa privada, as quais respondem generosamente. Nossa satisfação é converter doações em melhorias aos assistidos, pois eles merecem viver dignamente”, destaca.

No total a entidade acolhe atualmente 42 idosos, todos de Avaré, que recebem a atenção de 34 funcionários, dentre os quais, médico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, um grupo de técnicos de enfermagem, além da equipe responsável pela cozinha e pela limpeza. 

“Aqui é a minha casa. Adoro esse lugar”, confessa a nonagenária Ana Bassit Haddad, avareense que não tem família e mora na instituição desde 1976. Lúcida e muito querida entre os internos e funcionários, ela é quem está há mais tempo ali abrigada. 

Novos quartos – A construção de sete apartamentos individuais para acomodar idosos com meios de custear a própria hospedagem é a iniciativa adotada a fim de aumentar as receitas da entidade. Quatro unidades já estão prontas e outras três estão em obras. “Assim quem pode pagar ajuda quem não pode”, explica o presidente.

O Lar recebe ajuda frequente dos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo, obtém recursos com a locação de sua sede social para festas e por meio do bazar permanente que vende roupas e mobílias usadas, além de contribuições recolhidas em carnês mensais de voluntários. Quem desejar colaborar pode entrar em contato com Ana Paula pelo telefone (14) 3732-0147. 

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também