Grupo Demônios da Garoa encerra hoje a Fampop

Grupo Demônios da Garoa encerra hoje a Fampop

legenda: Feira Avareense da Música Popular acontece na Praça Prefeito Romeu Bretas (Concha Acústica), a partir das 20h

Fonte da Foto: Internet

O grupo Demônios da Garoa encerra hoje à noite a Feira Avareense da Música Popular (Fampop). Escolhido como patrono do festival deste ano, o grupo existe há 76 anos e já até entrou para o Guinness Book como o “Conjunto Musical mais antigo da América Latina"

Surgiu em São Paulo, capital, na década de 1940 com o nome de "Grupo do Luar", atualmente, Demônios da Garoa, fundado por Arnaldo Rosa. Em 1943, cantando pela primeira vez no rádio, venceu um concurso de calouros, chamado A Hora da Bomba, da Rádio Bandeirantes. O prêmio principal era um contrato para duas apresentações semanais na rádio.

O grupo mudou de nome por iniciativa do locutor Vicente Leporace, entusiasta do grupo. Este promoveu um concurso entre os ouvintes para que fosse escolhido o nome do grupo. Dentre as sugestões, foi escolhido o nome "Demônios da Garoa" por um ouvinte da radio não identificado até hoje. Vale lembrar que Leporace ao anunciar o conjunto em seu programa costumava chamá-los de "endiabrados" do Grupo do Luar.

Em 1949, durante as gravações do filme O Cangaceiro, conheceram o compositor Adoniran Barbosa. Nasceu a parceria que rendeu os principais sucessos do grupo e seu reconhecimento nacional. Seu bom humor tornou-se a marca registrada do grupo. Em 1965, com mudanças na formação original, gravou "Trem das Onze", canção emblemática (eleita em 2000, através de votação popular, a música-símbolo da cidade de São Paulo), conjuntamente com "Iracema", "Saudosa Maloca", "O Samba do Arnesto", "As Mariposas", "Tiro ao Álvaro", "Ói Nóis Aqui Trá Veiz", "Vila Esperança" e "Vai no Bexiga pra Ver", sucessos esses que serão levados ao palco na noite de hoje. A Fampop acontece na Praça Prefeito Romeu Bretas (Concha Acústica), a partir das 20h.

Classificadas

Após o show da cantora avaeense Vanessa Reis, o resultado das músicas que participam da final na noite de hoje foi anunciado. Os participantes disputaram 3 eliminatórias, sendo uma avareense e duas nacionais. Confira abaixo:

Jardim da Vida – Géssica Dorth (Avaré)
O Ministério da Minha Saúde Adverte – Ronaldo Peres/Fernando Lopes (Avaré)
Dolinha de 20 – Daniel Conti – São Paulo/SP
Dharma – Felipe Lucena – São Paulo/SP
Derradeira – Joyce Terra – São Sebastião/SP
Seja Menino ou Menina – Manoel Gandra – Formiga/MG
Rodas – Márcia Cherubin – Santo André/SP
Canto de Folia – Zé Alexandre – São Paulo/SP
Camaleão - Ronald Saar – Três Rios / RJ
Índia Tuira – Tobias Jacob – São João Del Rei /MG
Pra ver o sol – Thiago K – Blumenau/ SC
*Fogo na Represa – Vitor Casagrande/ Altino Toledo – São Paulo (já escolhida como melhor Música Instrumental)

Compartilhar:
Guardião
Veja Também