Deficiente físico reclama de falta de vagas em Avaré

Deficiente físico reclama de falta de vagas em Avaré

legenda: Pessoas não deficientes agem de má fé e ocupam vagas destinadas às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida

Fonte da Foto: A Comarca

Luiz Augusto Puech, morador de Avaré, deficiente físico há mais de 30 anos, entrou em contato com a redação para reclamar daquilo que ele considera um absurdo inenarrável que, segundo ele, acontece em Avaré. Luiz é Turismólogo (profissional que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade, profissão reconhecida no Brasil por meio da lei 12.591, publicada no Diário Oficial da União de 19 de janeiro de 2012).

Puech narra que uma pessoa sem deficiência pode deixar seu carro parado o dia inteiro na vaga de deficiente, que não será multado ou incomodado. “Agora, se o deficiente para na vaga comum na Zona Azul, será multado quase de imediato. É uma verdadeira inversão de valores”, disse.

Ainda de acordo com Puech, a vaga de deficiente é de todos, já as vagas normais é só para alguns. “E tem mais, o deficiente para parar em sua vaga tem que por o cartão, senão é multado. Como é que você explica que o cidadão não é multado por estar sem cartão e eu que sou deficiente, tem horas que a maquininha está longe, muito longe de onde você está indo. Eles fazem você andar até lá, seja a calçada esburacada, íngreme ou com as garagens totalmente desniveladas? Somente pra pegar um papelzinho? Antigamente eu podia parar em qualquer vaga sem pagar”, concluiu o reclamante.

POPULAÇÃO TEM QUE COLABORAR - A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD) e o Conselho Municipal pedem a colaboração da população a respeito do uso de indevido de vagas para deficientes.

De acordo com ofício enviado pela Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, a Polícia Militar do Estado de São Paulo garante realizar a fiscalização contínua em todas as vagas especiais.

Ainda segundo o documento, no ano de 2017, “foram lavrados 130 Autos de Infração de Trânsito referentes ao estacionamento em desacordo com a regulamentação, vagas de deficiente, vagas de idosos e vagas destinadas a carga e descarga; a nomenclatura para os três tipos de autuação é a mesma, impossibilitando a precisão da quantidade de autuações confeccionadas nas vagas especiais destinadas a pessoa com deficiência”.

A coordenadora da SMDPD relata que muitas pessoas estão utilizando somente adesivos nos carros com o símbolo de deficiência, o que não é permitido. “O correto é utilizar a carteirinha com foto fornecida pelo Demutran e solicitada aqui na SMDPD, junto aos adesivos. Lembramos que a vaga é para pessoas com deficiência física ou deficiência que resulte em mobilidade reduzida”.

CHAME A POLÍCIA - Quando observar tais irregularidades, a pessoa deve acionar a Polícia Militar através do canal de emergência 190, para que a verificação seja consecutiva e não ocorra transtornos aos que necessitam legalmente das vagas.

FONTE: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também