Curso de Cuidador Infantil: Senac oferece 30 vagas para Avaré

Curso de Cuidador Infantil: Senac oferece 30 vagas para Avaré

legenda: Curso será realizado na Associação O Bom Samaritano, na Rua Bahia nº 426

Fonte da Foto: Internet

Quando soube que seria mãe aos 28 anos, Carolina Leite de Oliveira decidiu deixar a carreira para se dedicar à maternidade. Insegura em relação à novidade, ela procurou o Senac para fazer o curso Cuidador Infantil do Senac Botucatu para aprender sobre amamentação, introdução alimentar, saúde bucal e outros cuidados que se têm com o bebê no dia a dia. 

“Eu fui atrás do curso assim que me desliguei da empresa na qual trabalhava de auxiliar odontológica, pouco tempo depois do nascimento do Vitor, em 2014. Inicialmente, a minha maior preocupação era não deixá-lo com estranhos e aprender tudo o que envolvia a rotina de ser mãe”, explica Carolina Leite.

Ela conta que antes do curso, tinha algumas noções de como cuidar dos primeiros anos de vida de seu filho, mas nada que se comparasse a tudo o que foi ensinado e vivenciado em sala de aula. “Quando me matriculei no Cuidador Infantil, em 2014, tinha a sensação de que faltava algo e estava certa. Já tinha assimilado alguns conselhos dos meus pais sobre cuidados com o bebê, mas o Senac me deu uma nova perspectiva e me preparou para lidar com essa experiência de uma maneira muito mais leve.”

Desde as possibilidades de brincadeiras criativas e divertidas, incluindo os passeios e cuidados com a higiene e alimentação, Carolina conta que também aprendeu sobre a importância de não se isolar por causa do nascimento, ao contrário introduziu a socialização desde cedo. “A partir dos 6 meses de vida, o bebê não tem a necessidade de mamar tantas vezes por dia e a rotina já está melhor estabelecida. Com mais liberdade e tranquilidade, passei a sair mais com ele e combinava encontros com os vizinhos que também tinham filhos pequenos na época.” 

Segundo Soraya Aparecida Silvestre, docente da área de desenvolvimento social do Senac Botucatu, o curso se torna um catalizador de estímulos para o desenvolvimento da criança e isso também reflete na mãe. “O Senac capacita e desenvolve atividades que contribuem para o poder transformador, com exposições dialogadas, dinâmicas, dramatizações e trabalhos em grupo. Esse suporte, oferecido em sala de aula, faz toda a diferença para as mães que acabaram de ter bebês e buscam ajuda para  entender mais sobre a nova rotina”, explica.

Para a docente do Senac, as habilidades ensinadas no curso atendem não somente aos anseios das futuras mães, mas a todos que se dedicam a cuidar de crianças, como babás, baby sitters, berçaristas, recreadores e avós. 

Atento a essa realidade, o Senac Botucatu, está com inscrições abertas para novas turmas do Cuidador Infantil, em Avaré. Com 30 vagas de bolsas de estudos, as aulas iniciam no dia 25 de fevereiro e serão realizadas na Associação O Bom Samaritano, localizada na Rua Bahia, 426, centro. Os interessados devem efetuar a inscrição direto na associação.

Mercado de trabalho  - Além de auxiliar as mães com seus bebês, a capacitação pode aumentar as chances de quem deseja fazer carreira na área e se destacar no mundo trabalho, destaca Soraya. “Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em escolas, como berçarista, e em agências que reúnem profissionais para trabalhar em residências ou como recreacionista em shoppings e buffets, por exemplo.”

Outra possibilidade é a de ser contratado por pais e mães que buscam um profissional qualificado para cuidar de seus filhos dentro de casa, em vez de deixá-los com parentes, funcionários domésticos ou em escolinhas. “Eles querem que a criança passe por atividades similares às de uma instituição educacional, mas com a atenção individual e personalizada que o cuidador infantil é capaz de oferecer”, explica.

Segundo a docente do Senac Botucatu, o curso vai muito além de dar banho, comida, trocar fralda, colocar para dormir e acompanhar as brincadeiras. “O aluno é estimulado a facilitar as relações da criança consigo mesma, entre sua família e o seu entorno e a proporcionar o bem-estar geral da criança, sempre respeitando cada fase do seu crescimento.” 

Serviço

Cuidador Infantil
Data: 25 de fevereiro a 17 de junho de 2019
Horário: segunda a quinta-feira, das 8 às 11 horas
Local: Associação O Bom Samaritano
Endereço: Rua Bahia, 426, Centro – Avaré/SP

TELEFONE: (14) 99803-8632

 

Compartilhar:
Veja Também