Chuvas pioram situação das ruas do Jardim Califórnia

Chuvas pioram situação das ruas do Jardim Califórnia

legenda: O problema foi exposto por um dos moradores da localidade

Fonte da Foto: Divulgação

A atual temporada de chuvas está causando problemas generalizados em Avaré. Além de atingir as tradicionais áreas de alagamento no centro da cidade, bairros periféricos também sentem os efeitos da alta pluviosidade: é o caso do Jardim Califórnia, na Zona Sul do perímetro urbano e em cujo espaço está acontecendo, desde o ano passado, obra de infraestrutura nas vias públicas. O problema foi destacado por Eduardo Eburnio, proprietário de área produtiva naquela localidade e que teve sua rotina alterada pelas chuvas. Ele esteve na Câmara, na última semana, pedindo apoio do Legislativo para restabelecimento da normalidade na área.

Eduardo expôs os problemas diretamente ao presidente da Câmara, Francisco Barreto de Monte Neto (PT). Conforme seus relatos, ele, bem como os demais moradores do bairro, encontram dificuldades constantes de locomoção, pois as ruas, que ainda são de terra, sofrem a ação direta das chuvas, virando grandes crateras em que o trânsito é inviável.

O morador relatou que após as chuvas da quinta-feira, 30, ele não conseguiu, nem mesmo, chegar à sua casa, pois o acesso ficou impossibilitado. Devido a isso, ele protocolou requerimentos junto à Prefeitura de Avaré relatando a situação de calamidade e grande risco que se pode verificar no bairro. Além de detalhar a questão, Eduardo Eburnio participou da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de segunda-feira, 3.

VERIFICANDO A SITUAÇÃO – Após tomar ciência do problema, o vereador Barreto do Mercado foi até o bairro para uma verificação geral. As constatações devem ser apontadas durante as próximas sessões da Câmara, além de embasarem conversações com os responsáveis pelos setores competentes da Prefeitura de Avaré.

No Jardim Califórnia, Barreto soube que a estimativa para término da obra é o próximo mês de setembro. Ele constatou, na área, a edificação de várias estruturas para contenção de águas pluviais; no entanto, estes mesmos trabalhos começam a apresentar sinais de deterioração devido à ação das águas. "Precisamos de mais informações quanto ao andamento dos serviços, pois somente assim entenderemos como obras em cinco ruas podem demorar um ano para serem feitas”, destacou ele.  Além disso, muitas das vias apresentam início de erosão, apesar de caminhões da Prefeitura terem, horas antes, jogado terra em algumas destas para possibilitar acesso a áreas antes isoladas. “A medida é paliativa, uma vez que essa terra sumirá na primeira chuva”, disse Barreto.

Ainda durante a visita, o vereador constatou a dificuldade vivida pelos moradores do local ao presenciar o esforço do pedreiro aposentado Lázaro Paulino, 55, para levar os resíduos de sua casa até o local de recolhimento. “O caminhão de lixo não entra no bairro e nós temos que deixar o lixo próximo à área asfaltada”, disse ele.

Barreto do Mercado também conversou com representantes da empresa responsável pela obra – Vigent Construções, da cidade de Santos. Eles apenas reafirmaram o prazo fixado nas placas existentes no espaço, bem como determinaram, como principal fator para os problemas encontrados, a falta de infraestrutura desde o surgimento do citado bairro. “Vamos solicitar aos setores devidos da Prefeitura que tomem providências, tanto para que os trabalhos sejam realizados, se possível, antes do prazo dado e, também, para que os caminhões da coleta de lixo tenham acesso às ruas do bairro, facilitando, em partes, a vida daqueles moradores”, atestou o vereador.

Com informações da Assessoria do Legislativo

Compartilhar:
Veja Também