Avaré tem dois museus e um memorial: já os visitou?

Avaré tem dois museus e um memorial: já os visitou?

legenda: O Museu de Avaré promove mostras temáticas mensalmente

Fonte da Foto: Assessoria

Diante da tragédia que envolveu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, consumido por um incêndio, vale lembrar que Avaré possui dois museus (um que preserva a memória avareense e outro que conserva a história dos automóveis), além de um memorial. E cabe aqui também uma pergunta: você já os visitou?

Localizado no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC), o Museu Histórico  e Pedagógico, antes denominado de “Saldanha Marinho”, leva o nome de sua principal idealizadora, a poetiza Anita Ferreira De Maria. Foi Anita quem iniciou o processo e obteve, através do Condephaat, o tombamento histórico do edifício do antigo fórum em 18 de dezembro de 1980, local onde antigamente o museu era abrigado.

No espaço, avareenses e visitantes poderão conhecer a galeria de ex-prefeitos, ver fotos antigas da cidade e sua gente, observar artefatos indígenas, camisas autografadas por Pelé e Garrincha, os maiores jogadores de futebol da história, entre outros objetos que garantem uma viagem ao passado.

O museu conserva as camisas autografadas pelos astros do futebol nacional. Além dessas relíquias entre seu acervo, há também uma camisa autografada por Ademir da Guia. A camisa autografada por Pelé é da época em que o “Rei do Futebol” jogava no Santos Futebol Clube e a de Garrincha é datada de 15 de agosto de 1976  e pertencia ao time do Milionário Futebol Clube da Capital. Na camiseta doada por Pelé, você confere a inscrição: “Ao Museu de ‘Avaré’, com abraço do amigo Edson = Pelé”.

Projetos - Três projetos de lei formulados pelo prefeito Jô Silvestre para regularizar o funcionamento de órgãos ligados à Secretaria Municipal da Cultura foram aprovados por unanimidade em recente sessão da Câmara de Vereadores. A iniciativa oficializa a criação do Museu Municipal Anita Ferreira De Maria, do Memorial Djanira e do Acervo Fotográfico Joaquim Negrão.

Embora funcione desde 1972, ano em que foi criado pelo governo do Estado, o Museu teve o seu acervo municipalizado em 2016 e assim estava sem uma regulamentação própria. Também o Memorial Djanira, aberto há 10 anos, ainda não havia sido criado legalmente. Já o Acervo Fotográfico Joaquim Negrão será composto com peças cedidas pela família do memorialista para compor um anexo do museu.

Memorial Djanira - Espaço dedicado a preservar alguns objetos e a arte da maior pintora pintora brasileira de todos os tempos, a avareense Djanira da Motta e Silva. Pintora importante do modernismo brasileiro. Na obra de Djanira coexistem a religiosidade e a diversidade de cenas e paisagens brasileiras. Sua trajetória permite compreender a condensação de elementos apresentada em seus desenhos, pinturas e gravuras.

 

 

 

 

 

 

A infância e adolescência da artista se caracterizam pela vida simples e pelo trabalho no campo. Avaré, cidade no interior de São Paulo onde nasce, e Porto União, cidade de Santa Catarina onde cresce e trabalha na lavoura. Esses temas reaparecem em sua pintura, ofício que começa a exercer nos anos 1940. O Memorial fica ao lado do Museu Anita Ferreira De Maria, no CAIC.

Museu do Automóvel - Nascido dos ideais de verdadeiros apaixonados por automóveis, o Museu de Avaré é um convite ao passado, no tempo de ruas pacatas, com poucos veículos, proporcionando aos visitantes, momentos mágicos. No local podem ser vistos os antigos carros, da época de nossos avós, de nossos pais, tudo isso num cenário único, acolhedor e inesquecível.

Lá pode ser visto um modelo de posto de gasolina da década de 30, com uma bomba do tipo “coqueiro”, original, além de anúncios de época, bicicletas, lambretas, placas antigas, antigos objetos domésticos, enfim, tudo que nos remete ao passado.

Há também a “Praça do Antigomobilista”, decorada com postes de época e bancos em estilo antigo. Com exposições temáticas e rotativas e eventos diversos relacionados ao tema, o local se caracteriza como um inédito ponto turístico-cultural da Estância Turística de Avaré. 

O Museu do Automóvel de Avaré fica na Rua Santos Dumont, 1.890, no Bairro Brabância. Mais informações pelos telefones (14) 3733-2733/3732-2336 e é aberto aos sábados, das 14h00 às 17h00.

Compartilhar:
Veja Também